terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Em Dezembro sessão dupla aos sábados na RTP2

O melhor do “music hall” e o melhor do terror


Sábado, 6 de Dezembro de 2008, 22h40



CASAMENTO REAL (Royal Weding)
Realizador: Stanley Donen
Intérpretes: Fred Astaire, Jane Powell, Peter Lawford, etc.

Tom e Ellen Bowen são dois irmãos que entram num espectáculo de dança em Nova Iorque. Quando o espectáculo fecha, o agente consegue que eles sejam contratados para irem para Londres, ao mesmo tempo que decorre o Casamento Real.
Na viagem de barco, Ellen envolve-se com Lorde Brindale o que a leva a falhar um ensaio com o seu irmão.
Alguns dos momentos musicais mais célebres de Fred Astaire encontram-se neste filme que atinge momentos de grande talento.

A CASA DE CERA (The House of Wax)
Realizador: André De Toth
Intérpretes: Vincent Price, Frank Lovejoy, Phyllis Kirk.

Henry Jarrod, um famoso escultor de figuras de cera enlouquece quando grande parte do seu trabalho fica destruído num incêndio que teve origem num acto criminoso promovido por Burke que quer o trabalho se torne mais comercial.
Tempos depois, um museu, dirigido por , é inaugurado e as figuras de cera dão a extraordinária impressão de serem demasiadamente humanas. Que se passa?

Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 22h40





UM DIA EM NOVA IORQUE (On the Town)
Realizador: Stanley Donen e Gene Kelly
Intérpretes: Gene Kelly, Frank Sinatra, Betty Garrett, etc.

Três marinheiros chegam ao porto de Nova Iorque e aí vão poder passar uma licença de 24 horas. Vão aproveitar para conhecer aquela grande cidade e para conhecer algumas das mais belas mulheres.
“New York, New York it's a wonderful town” é um dos momentos musicais mais célebres da história do cinema.



Este filme tem ainda a particularidade de ser um dos momentos mais felizes (porque alegre e narrativamente coeso) do chamado cinema musical.

Destaque ainda para a presença de Gene Kelly (que também realiza) e Frank Sinatra.


COMA (Coma)
Realizador: Michael Crichton
Intérpretes: Genevieve Bujold, Michael Douglas, Richard Widmark, etc.

A Dra. Susan suspeita que algo de estranho se passa no Boston Memorial General Hospital quando alguns pacientes submetidos a cirurgias de rotina entram em estado de coma irreversível.
Michael Crichton (escritor, realizador e produtor, nomeadamente de E.R.) adapta com competência este romance de Robin Cook, fazendo com que a tensão vivida num hospital passe para o ecrã.


Sábado, 20 de Dezembro de 2008, 22h40


ALTA SOCIEDADE (High Society)
Realizador: Charles Walters
Intérpretes: Bing Crosby, Grace Kelly, Frank Sinatra

Tracy Samantha Lord, vive em Newport, no seio de uma família de milionários e decide casar com C. K. Dexter-Haven, que adora velejar no seu iate.

Mike Connor desloca-se para a cidade para fazer a reportagem sobre o último relacionamento de Tracy.
Se este é o último filme de Grace Kelly antes de se casar com o príncipe Rainer de Mónaco é também a oportunidade para ver Louis Armstrong, bem como alguns dos momentos mais célebres do género musical como o interpretado por Bing Crosby quando canta True Love.

FOME DE VIVER (The Hunger)
Realizador: Tony Scott
Intérpretes: Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon, etc.

Miriam e John Blaylock são dois vampiros que vivem num luxuoso apartamento em Manhattan.
John envelhece aceleradamente pois foi contaminado por Miriam que lhe sugou a sua vida e a sua juventude.

Ela, a cada nova vítima de que suga o sangue, rejuvenesce e fica mais bela, ao passo que a vítima tem morte instantânea, ou envelhece gradualmente como é o caso de John.
A Dra. Sarah escreve um livro sobre a velhice prematura, as causas e os efeitos, e como combater esta degeneração.
Miriam convida então Sarah para o seu apartamento para estudar o envelhecimento de John, mas nessa visita tudo vai acontecer. Filme elegante e estilizado.


Sábado, 27 de Dezembro de 2008, 22h40




O FEITICEIRO DE OZ (The Wizard of Oz)
Realizador: Victor Fleming
Intérpretes: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger

Dorothy é apanhada no meio de um tornado no Kansas e é levada para a Terra de Oz, terra esta habitada por leões (alguns cobardes), espantalhos que falam, homens de lata e bruxas que têm de ser derrotadas, o que vai fazer com que Dorothy tenha de percorrer um longo caminho para trazer de novo a alegria àquele fantástico mundo.
Considerado por muitos como o filme de família por excelência, este filme consegue transmitir uma imagem de alegria que é justo realçar.

Destaque ainda para alguns momentos musicais, onde se destaca, por exemplo, Somewhere Over The Rainbow, considerada como uma das mais belas canções da história do cinema.



SHINING (Shining)
Realizador: Stanley Kubrick
Intérpretes: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, etc


Jack Torrance aceita um trabalho como guarda de Inverno no hotel Overlook que durante essa estação estará fechado ao público. Jack considera que aquele será o emprego perfeito já que irá aproveitar para escrever um romance. Leva a sua família (esposa e filha) para aquele local isolado.
Este é um dos maiores títulos da obra de Kubrick e onde Jack Nicholson dá uma excelente demonstração do seu talento enquanto actor.

Sem comentários: