terça-feira, 7 de outubro de 2008

Paula Rego em entrevista no Janela Aberta







Entrevista a Paula Rêgo no «Janela Aberta»


Esta Terça-feira, a partir das 17h25, no programa «Janela Aberta», o Rádio Clube vai conversar com a Pintora Paula Rêgo, a propósito da sua exposição no CAMB- Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés, no Palácio Anjos, desde dia 3 de Outubro.

Esta iniciativa mostra mais de 45 anos de trabalho, que incluem alguns inéditos que vão desde os anos 50 até o ultimo trabalho datado de Setembro de 2008, intitulado: "A Marquesa sai às 5", baseado no livro de um escritor Sul-Americano, Donoro.

A pintora que trabalha incansavelmente de segunda a sábado a partir das 9.00 até sair por norma já muito tarde, aborda nos seus quadros temas polémicos como o misogenismo, o aborto, o abuso da mulher, agora a excisão feminina.

Diz que pinta os fantasmas que tem em casa.

Nesta conversa, a pintora que bate recordes no valor que as suas obras atingem em todo o mundo necessita de distância para trabalhar e, por isso vive hoje em Londres, mas o trabalho e observação que sai nas suas obras, são o País onde nasceu permanecendo uma das mais atentas observadoras da realidade Portuguesa e, nesse sentido o Rádio Clube vai perguntar o que é Portugal para a artista.

Também amanhã, a partir das 10h00, o Rádio Clube vai passar uma reportagem sobre a história de 20, dos oitenta reclusos do estabelecimento prisional de Vila Real que estão a participar em cursos de formação profissional.

Neste trabalho da autoria de Aureliana Gomes, o Rádio Clube durante o programa «Minuto a Minuto» vai dar conhecer o dia-a-dia desses homens, que aproveitam o tempo para aprenderem um pouco mais e darem largas à imaginação, entre jogos de cartas ou dominó e trabalhos manuais.

Esta peça será desenvolvida ao longo do dia também no «Grande Jornal», às 14h00 horas e no «Janela Aberta», a partir das 17h30.

Aureliana Gomes contou com o depoimento da directora do estabelecimento Prisional, Ascensão Machado que explicou que estes cursos de formação profissional são uma oportunidade única para qualquer daqueles homens, tendo em conta que a reintegração na sociedade é a tarefa mais complicada para qualquer ex-recluso.

Sem comentários: