quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mostra de Premiados do FATAL













FATAL Outras Cenas
Mostra de Premiados do 9º Festival Anual
de Teatro Académico de Lisboa




1 OUT. Prémio Fatal do Público 2008


Othello, a partir de William Shakespeare


Encenação de David SilvaRastilho


da Fac. Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa




2 OUT. Prémio Fatal do Público 2008


Chez Kantor, a partir de Tadeusz Kantor


Encenação de Pedro Manuel


NNT – Fac. Ciências e Tecnologia, Univ. Nova de Lisboa




3 OUT. Prémio Fatal Cidade de Lisboa 2008


Avarento, a partir de Molière


Encenação de Pedro Penim


CITAC – Universidade de Coimbra




4 OUT. Prémio Fatal 2008


Os Feios, a partir de Daniil Harms


Encenação de João Fino


GRETUA – Universidade de Aveiro


O FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, uma organização da Reitoria da Universidade de Lisboa, criou, em 2008, uma plataforma de programação anual específica para a área do Teatro Universitário sob a designação genérica de FATAL Outras Cenas.

Esta Mostra de Premiados do 9º Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa traz, agora, a um dos palcos mais importantes do país, o Teatro Nacional D. Maria II, a festa do Teatro Universitário com a qualidade das peças distinguidas pelos júri e público do Festival.

Depois do sucesso obtido na última edição do Festival, esta será uma ocasião única na cidade para ver ou rever espectáculos que marcaram o 9º FATAL, uma das maiores edições de sempre.

O Júri da 9ª edição do FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa agraciou o grupo GRETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro, com o Prémio Fatal, patrocinado pela REN – Redes Energéticas Nacionais, Mecenas Oficial do FATAL 2008, pela apresentação da peça Os Feios, a partir de Daniil Harms, encenação de João Fino, considerada a melhor peça do Festival; e o grupo CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, com o Prémio Fatal – Cidade de Lisboa, patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa, pela apresentação da peça O Avarento, a partir de Molière, encenação de Pedro Penim, considerada a peça mais inovadora deste ano.

O Prémio Fatal do Público, atribuído pelo público do Festival, em parceria com o jornal Público, coube, ex-aequo, ao NNT – Novo Núcleo de Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pela apresentação da peça Chez Cantor, a partir de Tadeusz Kantor, encenação de Pedro Manuel, e ao Rastilho – Grupo de Artes Representativas da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, pela apresentação da peça Othelo, a partir de William Shakespeare, encenação de David Silva.

Sem comentários: