quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Arte japonesa dos Arranjos Florais no Museu do Oriente



Descobrir a arte japonesa de arranjos florais

O Museu do Oriente promove um ateliê de Ikebana, especialmente dedicado a um público adulto, no dia 4 de Outubro, entre as 10h30 e as 12h30, com o objectivo de dar a conhecer esta prática nipónica ancestral.
Ikebana é uma arte floral originária da Índia, país onde os arranjos de flores eram dedicados a Buda. No entanto, é a versão japonesa a mais conhecida, um pouco por todo o mundo.
O arranjo floral japonês consiste na criação de uma harmonia linear, com ritmo e cor.


Enquanto que, no Ocidente, a atenção recai sobre a quantidade e a beleza das corolas, os japoneses enfatizam a simplicidade do arranjo, tendo desenvolvido uma arte que inclui o vaso, os caules, as folhas e os ramos, além das flores, e que representam o céu e a terra.
O simbolismo do Ikebana está, ainda, associado às tradições e costumes japoneses, sendo que cada feriado nacional e celebração familiar possuem o seu próprio arranjo floral.
Esta é uma oportunidade única para os participantes ficarem a conhecer algumas ideias básicas sobre esta prática e desfrutarem da experiência harmoniosa do contacto com a Natureza.

Sem comentários: