quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Fernando Tordo amanhã no Teatro Circo em Braga


FERNANDO TORDO & STARDUST ORCHESTRA


Fernando Tordo, acompanhado pela “Stardust Orchestra” é o novo espectáculo que o cantor e compositor português apresenta a 4 de Outubro (21h30) na sala principal do Theatro Circo.


No momento em que completa 43 anos de carreira, Tordo regressa aos palcos com um conceito inédito que faz renascer em novas sonoridades os êxitos de outros tempos, na sua maior parte canções do imaginário cultural português, associadas não raras vezes a acontecimentos de grande expressão social e política da história nacional das últimas décadas.

Com um colectivo musical de 24 elementos, na circunstância dirigido pelo maestro Pedro Duarte, “Cavalo à Solta”, “Lisboa de Feira”, “Tourada”, “Adeus Tristeza” ou “Só Ficou o Amor Por Ti” são alguns dos clássicos que Fernando Tordo, denominado por Carlos do Carmo como o “Tony Benett português”, interpreta agora num registo renovado pelas secções de cordas e de metais da “Stardust Orchestra”.

Considerado um dos mais notáveis cantores da música ligeira portuguesa ainda em actividade, afirmou-se desde cedo pela riqueza poética e musical de um reportório constituído por temas assinados não apenas pelo próprio, mas também por alguns dos mais significativos autores e compositores, designadamente Ary dos Santos, Manuel da Fonseca, Natália Correia ou Sophia de Mello Breyner.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1948, Fernando Tordo iniciou o seu percurso artístico com o projecto “Deltons”.

Embora tenha integrado, a partir de 1967, a formação dos “Sheiks”, foi com as participações e vitórias no Festival RTP da Canção – “Cantiga” (1969) e “Cavalo à Solta” (1971) – que Fernando Tordo concentrou as atenções do público e das editoras, tendo lançado “Tocata”, o seu álbum de estreia em 1972.

O reconhecimento prossegue em 1974 com mais uma vitória a do tema “Tourada” no Festival RTP da Canção e com o “Prémio Casa da Imprensa”, distinção que se repete três anos mais tarde.

Após uma longa e cúmplice parceria com José Carlos Ary dos Santos, cujo final ficou assinalado com a edição de “Cantigas Cruzadas”, Fernando Tordo assume integralmente, em 1981, a autoria, composição e interpretação dos temas desde então lançados.

A par do percurso musical que se notabilizou em momentos como a edição de “Adeus Tristeza”, distinguido com o prémio para “Melhor LP de Música Ligeira”, do disco de homenagem “O Menino Ary dos Santos” (1988) ou do álbum “Tributo a Los Laureados Nobel” (2006), trabalho considerado por José Saramago como «ponto alto da inspiração numa carreira tão extensa», Fernando Tordo destacou-se ainda nos projectos televisivos “Só Nós Três”, com Carlos Mendes e Paulo de Carvalho e “Falas Tu ou Falo Eu”, com Carlos Mendes.

Comendador da Ordem de Mérito, título atribuído em 2006 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, e distinguido, um anos depois, com a Medalha de Prata da Cidade de Lisboa, Fernando Tordo é também responsável pela autoria dos livros “Fantásticas, Fingidas e Mentirosas” (2003) e “Quando Não Souberes, Copia” (2007).

Sem comentários: