quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Matosinhos nos Caminhos de Santiago


O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, apresentou ontem, no Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio, o programa da reconstituição histórica « OS HOSPITALÁRIOS NO CAMINHO DE SANTIAGO», que inaugura amanhã e decorre até ao próximo domingo.
Estiveram, ainda, presentes na apresentação da programação o Vereador da Cultura e Animação, Fernando Rocha e o Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo.
Esta iniciativa, que vai já na sua 3ª edição, visa promover os Caminhos de Santiago no Concelho de Matosinhos, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal, através da recriação da época medieval, com os seus costumes, tradições e vivências.
O programa deste ano, bem ao estilo medieval, inclui indumentária a preceito, saberes e sabores medievais, música e animação para todos os gostos, tal como o Hardmusica noticiou anteriormente.

No decorrer do evento será apresentada uma programação cultural e científica que realçará a importância dos Caminhos de Santiago no Concelho, a sua ligação ao Mosteiro e à Ordem do Hospital e a Recriação do Casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles.
Paralelamente, haverá animação constante com saltimbancos, torneios a cavalo, acampamentos militares, passeios de burro, liças de armas, concertos, ceias medievais, tabernas medievais, tendas de artesanato e muito mais…
A recriação histórica de Leça do Balio é já considerada por muitos, uma das mais emblemáticas e intimistas do país. Não perca este regresso ao mundo medieval.
Matosinhos está profundamente ligado ao Caminho Português para Santiago de Compostela, quer com monumentos – como as pontes do Carro e de Gomil – quer com tradições populares – como a devoção a Santiago de Custóias ou a lenda do «Matizadinho».

Referenciado desde 1003, mas existente pelo menos desde o século anterior, o Mosteiro de Leça do Balio tem a sua história associada à ordem religiosa-militar que aqui se fixou no século XII e escolheu este mosteiro como a sua primeira sede em Portugal : Os Cavaleiros de S. João de Jerusalém, conhecida também por Ordem do Hospital.
Classificado como Monumento Nacional e considerado como um dos melhores exemplares portugueses do gótico inicial, este mosteiro localiza-se nas proximidades da antiga estrada romana e medieval que ligava o Porto a Braga. Por tal motivo e ao longo de muitos séculos, Leça do Balio e o mosteiro dos hospitalários foi local de referência e paragem obrigatória no caminho «português» para Santiago de Compostela. Dos mais humildes e anónimos romeiros aos príncipes e reis em peregrinação, este mosteiro acolheu e apoiou gerações e gerações de peregrinos.



Sem comentários: