quarta-feira, 16 de julho de 2008

RTP 2 assina parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa


RTP2 E SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
CONTAM HISTÓRIAS BOAS, INSPIRADORAS

Numa acção sem precedentes, a RTP2 e a Santa Casa da Misericórdia, parceiro da RTP2 desde há cinco anos, celebram um acordo que viabilizará “Voluntário”, uma série documental sobre voluntariado em Portugal.
Em cumprimento das respectivas missões, a RTP2 e a Santa Casa da Misericórdia associam-se na produção de uma série de treze filmes, de vinte e cinco minutos cada, que farão uma aproximação individualizada ao tema do voluntariado.
O objectivo é claro: mobilizar a sociedade portuguesa para a prática do voluntariado através das emocionantes histórias dos pares – voluntário/ajudado - que protagonizam cada um dos filmes.
“Voluntário” traz-nos treze casos reais que envolveram intensamente 26 pessoas cujas vidas foram transformadas com os laços que estabeleceram entre si.
Cobrindo as mais diversas áreas da ajuda a pessoas em situação de exclusão social, da deficiência aos sem-abrigo, passando pela imigração e pela doença terminal, cada um dos treze episódios de “Voluntário” dá conta do impacte que uma ajuda generosa e consistente pode ter na vida de quem sente que não tem saída para as suas dificuldades especiais.
Mas não só. Através da força dos seus testemunhos, “Voluntário” demonstra como é ajudado, também, quem ajuda: o próprio voluntário recolhe níveis de gratificação à primeira vista inesperados.
Longe do mundo das estatísticas e do inventário burocrático das associações de voluntários, “Voluntário” é uma série com gente de carne e osso lá dentro, simultaneamente emocionante e rigorosa e revela-nos pessoas que vamos todos gostar de conhecer.
“Voluntário” será apresentado por uma figura muito querida do grande público nacional.
A novidade será revelada aquando da estreia, prevista para meados de Setembro deste ano. “Voluntário” parte de uma ideia da direcção da RTP2 que foi desde o início abraçada pela Santa Casa da Misericórdia e que é concretizada pela D&D Audiovisuais para a RTP.


Sem comentários: