quarta-feira, 16 de julho de 2008

Museu do Oriente leva-o a viajar!


Malásia e Índia no Museu
Viagens de Julho ao Oriente


A Malásia e a Índia são os países visitados nas próximas sessões do ciclo de cinema “Viagens no Oriente”, a decorrer no Auditório do Museu do Oriente, nos dias 17, 20 e 24 de Julho, às 18h00, proporcionando diferentes visões sobre as tradições e costumes dos povos asiáticos.

“A Tree in Yanjung Malim”, de Tan Chui Mui, exibido a 17 de Julho, narra a história de uma mulher, prestes a entrar na idade adulta, que, ao longo de uma noite, conversa com um homem mais velho.

Aos poucos, começa a sobressair um elo de amor e carinho entre eles mas a barreira existente entre os dois nunca chega a ser destruída.
Do mesmo realizador, e no mesmo dia, podem ser vistas, as curtas-metragens “Company of Mushrooms”, sobre quatro amigos que se reúnem num restaurante italiano para falar sobre mulheres, e “South of South”, um filme que retrata a necessidade de adaptação humana de milhares de refugiados vietnamitas que chegam à costa ocidental.



A 20 de Julho, “Flower in the pocket”, de Seng Tat Liew, conta a história de dois rapazes órfãos, Li Ahh e Li Ohm, que acolhem um cão como companheiro de aventuras.

No dia 24 de Julho, a sessão cinematográfica apresenta “A Ilha da Boavida”, de Mercês Gomes, e “Pátria Incerta”, de Inês Gonçalves e Vasco Pimentel.
O primeiro baseia-se no relato do quotidiano da cidade de Mumbai, Índia, através de uma sucessão de imagens, sons e músicas intensos.

O segundo é um olhar sobre a capacidade de o povo colonizado criar uma cultura civilizacional muito eclética, com o exemplo da cultura portuguesa, que permanece em Goa, nunca enfraquecida e presente em toda a parte, até nos católicos goeses, descendentes de hindus convertidos.

Ciclo “Viagens no Oriente”
PROGRAMA
17 Julho
18h00
A tree in Yanjung Malim
Realização: Tan Chui Mui
Malásia, 2004, 24’. Cor
Língua: Chinês. Legendado em português.
M/16

Company of Mushrooms
Realização: Tan Chui Mui
Malásia, 2006, 30’. Cor
Língua: Chinês/Malaio. Legendado em português.
M/16

South of South
Realização: Tan Chui Mui
Malásia, 2006, 11’. Cor
Língua: Hokkien. Legendado em português.
M/16

20 Julho
18h00
Flower in the Pocket
Realização: Seng Tat Liew
Malásia, 2007, 97’. Cor
Língua: Malaio/Mandarim/Inglês/Cantonense. Legendado em português.
M/16

24 Julho
18h00
A Ilha da Boavida
Realização: Mercês Gomes
Língua: Português
M/16

Pátria Incerta
Realização: Inês Gonçalves e Vasco Pimentel
Portugal, 2006, 52’. Cor
Língua: Português
M/16

Sem comentários: