quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ciclo "viver juntos" no TAGV

Ciclo Viver juntos
De 21 a 26 de Julho às 18h00 e 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra
Como encontrar o seu lugar na sociedade, com as suas diferenças, os seus desejos e contradições, talentos e fraquezas?
Por vezes tristes, mas sempre sensíveis, os quatro filmes deste ciclo revelam com grande nitidez os sofrimentos, frustrações, ilusões e esperanças de uma juventude que sofre cada vez mais com a precariedade e a exclusão social.
Retratadas na tela, as suas vidas revelam um quotidiano onde os desejos e as decepções se enfrentam e as angústias e os medos são compartilhados, formando fortes laços de amizade.
Cada filme desenha um horizonte, onde a liberdade sai sempre vitoriosa, para personagens tais como Jérôme, Cheyenne, Samia ou Zim; seja no campo, na cidade, em casa, ou no bairro social.
Estas fábulas contemporâneas sobre a sociedade francesa e as suas hierarquias, mostram–nos a absoluta necessidade de aprendermos a conhecer-nos uns aos outros para nos respeitarmos mutuamente. E, simplesmente, vivermos juntos!

Dias 21 e 25, 18h00
Samia, de Philippe Faucon [França, 2000, 1h09` filme legendado em português]

Samia têm 15 anos e vive nos arredores de Marselha. Sexta das oito filhas de uma família argelina tradicionalista. Samia sente-se sufocada sob o peso da moral repleta de crenças e tabus que ela respeita, mas não compartilha mais... Perseguida pelo seu fracasso escolar e obrigada a viver clandestinamente o seu primeiro amor, Samia descobre que terá de assumir sozinha as suas escolhas de vida.

Dias 21 e 25, 21h30
Quand tu descendras du ciel, de Éric Guirado [França, 2003, 1h35, filme legendado em português]
Desde que o pai morreu, Jérôme e a sua mãe esforçam-se bastante para manter a pequena fazenda da família. Na época do Natal, Jérôme decide mudar-se para a cidade à procura de emprego, onde fica por alguns meses e acaba por tornar-se amigo de La Chignole, um vagabundo desbocado.Jérôme começa a trabalhar com Lucien na Câmara Municipal, enfeitando as árvores da cidade para o Natal. Mas, o trabalho começa a ficar complicado quando lhe é dada outra função: limpar a cidade dos mendigos e vagabundos para as festas de fim de ano.Jérôme continua a acatar as ordens de Lucien, até que um dia descobre que entre os vagabundos está La Chignole, o seu amigo.

Dias 22 e 26, 18h00
Wesh, Wesh, qu’est ce qui se passe?, de Rabah Ameur-Zaimèche [França, 2002, 1h23, M/ 12, filme legendado em português]

Após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, Kamel volta para o seu bairro, Cité des Bosquets, e com a ajuda da sua família tenta reintegrar-se na sociedade e no mundo do trabalho.O filme mostra a revolta dos jovens com a ruptura da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem Kamel, que se sente impotente perante tal situação.
Dias 22 e 26, 21h30
Voisins, Voisines, de Malik Chibane [França, 2005, 1h20, filme legendado em português]

Nos subúrbios de Paris, os moradores de um prédio recebem um novo porteiro chamado Paco, que chega juntamente com um novo morador, cantor de rap.O novo vizinho está sem inspiração para compor o seu novo rap e tem apenas três dias para terminar a sua nova obra, caso contrário, bem pode esquecer o contrato com a editora. Ideias? Letras? Melodia? O rapper desesperado canta, escreve, compõe, observa... Por que não tentar encontrar a fonte de inspiração no seu novo prédio? A partir de então, o condomínio transforma-se no cenário de uma fábula Hip-Hop e o rapper torna-se no gênio do destino de seus vizinhos.
Organização Alliance Française de Coimbra
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Sem comentários: