quarta-feira, 16 de julho de 2008

16º Curtas de Vila do Conde, extensão de Coimbra

16º Curtas de Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Extensão a Coimbra
18 de Julho às 18h00 e 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
O Teatro Académico de Gil Vicente, a Fila K Cineclube e o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema apresentam, numa extensão a Coimbra, mais uma edição das Curtas de Vila do Conde.Propomos para a presente extensão, e como vem sendo habitual, uma selecção de filmes premiados, reunindo filmes vencedores das competições nacional e internacional.
SESSÃO DAS 18H00
RGBXYZ, de David O’Reilly [Irlanda, ANI, 2008,12´30’’] Prémio Melhor Animação

Sinopse: RGBXYZ foi descoberto nos finais de 2007 quando um jardineiro acidentalmente encontrou um disco duro enterrado algures na Europa Central. O disco duro rapidamente foi ter às mãos do cineasta David O'Reilly, que distribuiu o conteúdo pela Internet. O que parecia um disparate incompreensível era afinal uma história sincera de perda e aventura na grande cidade. Cinco episódios espalhados pelos quatro cantos da Internet são eventualmente combinados para produzir a mais enigmática obra de animação que alguma vez foi feita num computador.

CORRENTE, de Rodrigo Areias[Portugal, FIC, 2008, 15´45’’] Prémio Melhor Filme da Competição Nacional (Prémio Tobis e BPI) e Prémio do Público
Sinopse: Ele é mineiro, todos os dias se lava no rio para tentar tirar aquela vida da pele e deixar-se ir com a corrente do rio. Ela sonha também, mas está presa. Estão todos presos por uma corrente. São dominados pela força da montanha. É de lá que saem todos os dias e é para lá que regressam. À noite encontram-se no único sítio possível. Todos a desejam. Todos sobrevivem. Um dia a corrente parte-se.
THREE OF US, de Umseh Kulkarni[Índia, FIC/DOC, 2007, 14´]Prémio Melhor Documentário

Sinopse: Um olhar frio sobre um dia normal na vida de uma família que está longe de ser normal. A mãe cozinha, o pai distribui jornais e o filho lê o jornal com a ajuda de uma lupa que segura com os pés.
LES PARADIS PERDUS, de Hélier Cisterne [França, FIC, 2008, 30’]Prémio RTP2 Onda Curta
Sinopse: Uma noite em Maio de 1968, a estudante do secundário Isabelle chega a casa abalada. Os pais, preocupados, decidem levá-la para o campo tentando escapar aos distúrbios de Paris. No dia seguinte, Isabelle está desesperada para regressar a Paris. Apesar de ainda não o saber, ela está a caminho de um lugar completamente diferente.
SESSÃO DAS 21H30
ANNUAL REPORT, de Cristina Braga[Portugal, ANI/EXP, 2007, 3’50’’]Prémio Take One!

Sinopse: Annual Report é uma compilação de ideias, um arquivo de dados e informações pessoais e surge como uma soma de planos cada um dedicado a um assunto. Esta “life changing” pretende debruçar-se sobre as consequências da cultura digital a um nível de comportamentos, vocabulário, tempo e espaço. É o resultado de uma pequena obsessão, que contabiliza gastos e actos. Funciona assim como um diário técnico e exacto de e para a cultura digital.
PLASTER CASTS OF EVERYTHING – LIARS, de Patrick Daughters[EUA, MVD, 2008, 03’58’’]Prémio Melhor Vídeo Musical
Sinopse: Patrick Daughters realizou um vídeo sinistro e estranho para os Liars. Estradas vazias, estranhos escuros e vazios conduzem a uma perseguição criada a partir de um pesadelo.
CHAINSAW, de Dennis Tupicoff[Austrália, ANI, 2007, 24’]Prémio RTP2 Onda Curta

Sinopse: Frank e Ava Gardner vivem no meio do campo, entre as kookaburras e o gado. Os seus empregos não são grande coisa, mas eles são verdadeiros românticos. Movendo-se entre a realidade a ficção, Hollywood e Espanha, passado e presente, Chainsaw encadeia histórias sobre o romance e a celebridade, o machismo e as serras eléctricas, a fantasia e a morte.

THE ADVENTURE, de Mike Brune[EUA, FIC, 2007, 22’]Prémio Melhor Ficção

Sinopse: Um casal de reformados de classe media faz um passeio no parque para desfrutar de uma piquenique. A serenidade de uma refeição íntima na natureza é destruída pelo aparecimento de uma mimo consternado que foge de uma misteriosa ameaça. Enquanto o mimo explica o seu drama através de uma elaborada performance, o homem e a mulher aborrecem-se e ficam indiferentes, limitando-se a esperar pelo momento de pagar ao “artista de rua” e irem-se embora. Os seus esforços fracassam. Antes que consigam escapar, passam de espectadores inactivos a participantes contrariados num crime imaginário que expões mistérios perturbadores sobre performance, empenho e violência.
MURO, de Tião[Brasil, FIC, 2008, 18’]Grande Prémio “Cidade de Vila do Conde” e Melhor Filme da Competição Internacional

Sinopse: A alma no vácuo, o deserto em expansão.
Os filmes estrangeiros não são legendados em português
Preçário Preço normal 4,50€ Preço estudante 3,50€
Organização TAGV, Fila K Cineclube e Curtas Vila do Conde
http://www.curtasmetragens.pt/
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636 E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Sem comentários: