terça-feira, 17 de junho de 2008

As mais importantes descobertas no Discovery Science



AS DESCOBERTAS MAIS IMPORTANTES

DA HISTÓRIA

NO DISCOVERY SCIENCE


O programa examina as descobertas que mais contribuíram para a compreensão da história da vida na Terra.
O apresentador, Bill Nye, narra a descoberta realizada por Walter Alvarez do asteróide KT, que causou uma colossal destruição há 65 milhões de anos e deu lugar ao extermínio dos dinossauros.
Fala-nos da história da Paleontologia e até do nosso conhecimento acerca de como surge o potencial de vida na Terra.

Será que o começo da vida teve lugar próximo de condutas hidrotérmicas, ou as primeiras formas de vida foram sustentadas pelo vapor procedente de enormes super-vulcões subterrâneos?

Nye fala ainda com Bill Ballard, explorador marítimo que descobriu surpreendentes novas formas de vida e temperaturas extremas no fundo do oceano relacionadas com as origens da vida marinha.
Nye dirige-se ao Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian para ver os fósseis de Burguess Shale, que nos oferecem uma nítida imagem da vida primitiva na Terra.

Também retrocede ao sistema de classificação de todas as formas vivas, importante contribuição de Carl Linnaeus.

Este sistema de classificação, que começou a desenvolver-se em 1735, continua a ser a base do nosso actual sistema de categorização de espécies, baseado na nossa compreensão das relações entre espécies procedente da revolucionária teoria da selecção natural de Darwin.

Bill entrevista especialistas em fósseis e evolução em geral e mostra como as grandes descobertas das origens e da evolução da vida nos levam a um melhor entendimento dos padrões de extinção e sobrevivência das espécies existentes na Terra.




Episódio 1, 17 de Junho

“Evolução”: Este episódio inclui uma representação do desenvolvimento da teoria da evolução de Darwin.

Desde que foi publicada em 1859 que os antropólogos se dedicaram a provar que os humanos descendem dos símios.

Nye fala com o especialista Ken Mowbray no Museu Americano de História Natural sobre as descobertas de fósseis de hominídeos para averiguar o progresso da humanidade através da diversidade e da concorrência durante cerca de 7 milhões de anos, a idade de "Toumai", o fóssil de hominídeo mais antigo já encontrado.

As grandes descobertas das origens e evolução da vida levaram-nos a uma melhor compreensão da extinção e dos padrões de sobrevivência das espécies da Terra.

Episódio 2, 24 de Junho

“Ciências da Terra”: O estudo da atmosfera terrestre ajuda os cientistas a compreender o clima e as suas mudanças a longo prazo.

Entre as maiores descobertas acerca deste planeta está a teoria das correntes, a composição interna e externa da Terra e a radiação cósmica.




Estreia: Terça 17 de Junho às 20h12
Emissões: Terças às 20h12

Sem comentários: