sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mayra Andrade no Theatro Circo

Música cabo-verdiana com um estilo muito próprio é a proposta que Mayra Andrade traz, a 1 de Março (22h00), ao palco da Sala Principal do Theatro Circo.

Assumidamente apaixonada pela liberdade dos palcos em detrimento da clausura dos estúdios, Mayra Andrade não aprecia o rótulo de «próxima Cesária Évora», diva da música cabo-verdiana a quem é frequentemente associada. «Ela faz música cabo-verdiana e eu também, embora de formas muito diferentes», afirma a jovem cantora, que aos tradicionais ritmos da morna, coladeiras, funaná e do batuque acrescenta influências do “jazz” e da música brasileira, criando um estilo próprio e inconfundível.

Dona de uma voz grave, sensual e escrupulosamente afinada, Mayra, que lançou em 2006 o seu já galardoado álbum de estreia, “Navega”, propõe para Braga uma noite de ritmos quentes com a interpretação de temas como “Lua”, “Nha Nobreza”, “Tunuka”, “Comme s’il en pleuvet” ou “Lapidu na bo”, entre muitos outros. Recentemente nomeada pelos “BBC Radio 3 Awards” para o “Prémio Música do Mundo” na categoria de “Artista Revelação do Ano”, Mayra conquistou já o reconhecimento com o “Preis der Deutschen Schallplattenkritik”, prémio atribuído por um júri de 114 jornalistas especializados em música ao projecto “Navega”, neste contexto distinguido como “Melhor Álbum Revelação de 2006”.

Natural de Cuba, onde nasceu há 21 anos, Mayra Andrade, que vive em Paris desde 2003, cresceu em constante mudança de país e mesmo de continente, passando por Cabo Verde, Senegal, Angola e Alemanha. Com uma postura inquestionavelmente cosmopolita, a cantora , que com apenas 16 anos conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia (Canadá) com um tema interpretado em crioulo cabo-verdiano, começou a afirmar-se pela presença notável nos palcos de vários países, inclusive no Brasil, onde, ao lado de Lenine e Chico Buarque, interpretou um “single” a favor da luta contra a Sida ou em França onde Aznavour a convidou para um dueto. Para além dos concertos em Portugal, Mayra Andrade tem já espectáculos agendados para salas tão prestigiadas como o “Barbican” de Londres (Inglaterra), Ópera de Nuremberga (Alemanha), Edwz-untterwerk Selnau, na Suíça, ou De Roma, na Bélgica.

Os ingressos, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Sem comentários: