sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Receita de jornais portuguesesvai atingir muitos milhões de euros em 2012


Jornais diários portugueses devem atingir receitas de

237 milhões de euros em 2012

Vendas em banca e assinaturas devem decrescer a uma taxa anual acumulada de 0,9% até 2012, atingindo os 120 milhões de euros
PwC estima que as receitas de publicidade vão chegar aos 117 milhões de euros em 2012, crescendo a uma taxa anual acumulada de 3,0%.
O segmento de jornais diários em Portugal deverá gerar receitas de 237 milhões de euros em 2012, crescendo a uma taxa anual acumulada (compound annual growth rate - CAGR) de 0,9%, de acordo com um relatório extraído do “Global Entertainment and Media Outlook: 2008 - 2012” da PricewaterhouseCoopers.
Esta tendência deve-se sobretudo à subida das receitas provenientes da publicidade, que vão chegar aos 117 milhões de euros em 2012, crescendo a uma taxa anual acumulada de 3,0%.
A PricewaterhouseCoopers estima que as receitas provenientes da publicidade nas versões impressas deverão subir a uma taxa CAGR de 1,9% até 2012, passando dos 99 milhões de euros estimados para 2008 para os 107 milhões de euros em 2012.
De acordo com o relatório, a publicidade nas versões online dos jornais vai duplicar entre 2008 e 2012, atingindo os 10 milhões de euros.
As receitas provenientes das vendas em banca e através de assinaturas deverão decrescer a uma taxa CAGR de 0,9% até 2012, descendo para os 120 milhões de euros face aos 125 milhões previstos para 2008.
Esta quebra está associada à descida de 2,4% na circulação até 2012, que se ficará pelas 575 mil unidades diárias, o que, mesmo com a subida dos preços unitários, impede o crescimento das receitas.
O relatório da PwC revela que os diários gratuitos assumiram um protagonismo significativo na região EMEA.
Em 2007, foram distribuídas 29 milhões de cópias, representando 19 por cento do total das unidades em circulação, a maior proporção em qualquer região do mundo. No ano passado, os dois principais jornais em Portugal – Metro e Destak - representaram em conjunto mais de 350.000 unidades, excedendo a circulação combinada dos três jornais pagos líderes: Correio da Manhã, Jornal de Notícias e Público.
Em contraste com os jornais gratuitos que chegam a leitores mais novos, a incidência de leitura nos diários pagos é maior entre os leitores a partir dos 45 anos.
Os jornais gratuitos beneficiaram do crescimento do número de jovens nos últimos cinco anos, mas serão afectados de forma negativa nos próximos cinco anos quando o número de pessoas na faixa etária entre os 15 e os 44 anos diminuir.
O número de pessoas com 45 anos ou mais cresceu 25 milhões nos últimos cinco anos, o que ajudou a limitar a erosão na circulação paga. Nos próximos cinco anos, o número de pessoas nesse grupo etário vai crescer mais cerca de 26 milhões, o que vai ajudar a limitar mais quedas na circulação paga.

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