sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Monsaraz tem Presépio de rua


Presépio de rua com figuras em tamanho real anima
vila medieval de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz vai apresentar pelo décimo ano consecutivo na vila medieval de Monsaraz um presépio de rua com 40 figuras em tamanho real.
O presépio estará distribuído pela vila entre os dias 6 de Dezembro e 6 de Janeiro, proporcionando aos milhares de visitantes e turistas que se deslocam a Monsaraz durante este mês, um percurso nas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade.
Este projecto artístico, da autoria da escultora Teresa Martins, é uma aposta do Município de Reguengos de Monsaraz para dinamizar a vila medieval de Monsaraz, que segundo Victor Martelo, presidente da autarquia, “tem resultado num grande sucesso e tem sido do agrado de todas as faixas etárias”.

O autarca sublinha que se “trata de um investimento original e criativo no domínio da animação temática de conjuntos históricos, que retoma a tradição de tornar a rua um espaço privilegiado para a figuração da Natividade”.

O presépio de Monsaraz é formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, e estará distribuído pelas ruas da vila medieval, terminando no Largo do Castelo, onde será colocado o conjunto principal com a Virgem, S. José e o Menino.
Todas as figuras – os Reis Magos, o almocreve, a lavadeira, os guardas do castelo, o pastor, etc. – serão iluminadas resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem à vila histórica durante a noite.

Sem comentários: