sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Green Festival acolhe ex-chanceler alemão



Ex vice-chanceler alemão Joschka Fischer em Portugal
para falar de Sustentabilidade no Green Festival


“Se a Europa não fizer parte da ‘revolução verde’ perderá competitividade”


Joschka Fischer, antigo vice-chanceler de Gerhard Schröder e ex-ministro dos negócios estrangeiros alemão de 1998 a 2005, esteve ontem em Lisboa, para falar sobre “Sustentabilidade, a Chave do Novo Paradigma”.

Na conferência que marcou a abertura do Green Festival, que decorre até dia 8 de Dezembro no Centro de Congressos do Estoril, Joschka Fischer sublinhou que as energias renováveis, e não a nuclear, são a oportunidade do futuro e que cabe à Europa liderar esta transformação.
“O nuclear, como os combustíveis fósseis, não são a solução para resolver o problema energético: porque não está à vista uma solução para os resíduos radioactivos e porque, por questões de segurança, é uma tecnologia que não pode cair em mãos erradas”, disse Joschka Fischer, na conferência de arranque do Green Festival.

“A oportunidade está nas renováveis. Temos energia eólica ilimitada. Mas também estamos habituados a importar energia solar, na forma de recursos fósseis (petróleo e gás). Porque não produzir energia directamente a partir do sol?», questionou.
Para Joschka Fisher, “se a Europa não fizer parte desta ‘revolução verde’, perderá competitividade”.

O antigo governante alemão frisou as vantagens que a Europa obteve, sobretudo ao ter sido o primeiro mercado a criar o comércio de emissões. “Não podemos ficar à espera dos EUA”, rematou.
Para José Manuel Costa, presidente do Grupo GCI e membro do consórcio Green Values, responsável pela organização do Green Festival, «este é o primeiro de cinco dias em queremos agitar as mentes, mobilizar a população e gerar um grande movimento em torno dos temas que marcam a agenda internacional no que respeita ao Desenvolvimento Sustentável».

As ameaças de uma crise internacional e energética são uma preocupação incontornável, referiu ainda o responsável pela GCI, empresa que, no passado dia 27 de Novembro, foi um dos promotores de uma atribuição de prémios, inédita, a diversas entidades e empresas nacionais pelo seu contributo em matéria de sustentabilidade, através dos Green Project Awards.
“Cada um de nós pode e deve fazer a diferença. Queremos que o Green Festival seja um espaço de mudança e de partilha. Queremos contar histórias e que estas sejam catalizadoras da mudança”, frisou por sua vez Pedro Norton de Matos, da My Change, uma das entidades do consórcio Green Values.
“Para que possa ser mantido o nosso estilo de vida actual, seria necessário mais do que um planeta Terra. Temos um problema de atitude, de comportamento, mas sobretudo um problema civilizacional”, destacou Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, entidade patrocinadora do Green Festival.
Também presente no evento, Luís Bento dos Santos, administrador do Banco Santander Totta, entidade que desde o início aceitou patrocinar o Green Festival, apontou a importância de se investir no ensino e no conhecimento. “A ignorância e principalmente a ignorância intencional, é o maior flagelo ambiental”, defendeu.
O primeiro dia do Green Festival ficou ainda marcado pela realização de diversos workshops sobre temas como Turismo e Sustentabilidade, Gestão de Energia, Construção Sustentável, entre outros.
O Green Festival assume-se como um projecto de referência na área do Desenvolvimento Sustentável, focado na sensibilização da população para as preocupações ambientais; para a divulgação de iniciativas, produtos e serviços sustentáveis; para a partilha de conhecimento de forma inovadora e relevante; e que contribua para uma mudança de atitudes e comportamentos das comunidades.


Sobre Joschka Fischer
Joseph Martin "Joschka" Fischer
(nascido a 12 de Abril de 1948) foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chanceler durante o Governo de coligação liderado por Gerhard Schröder entre 1998 a 2005.
Foi líder no Partido dos “Verdes” alemão e nomeado como um dos políticos mais populares da Alemanha.
Desde 1983 a 1985, Fischer foi membro do Bundestag (Parlamento alemão) para o Partido dos “Verdes”.
Em 1985, tornou-se Ministro do Ambiente em Hessen na primeira coligação democrática social -“verde” (1985-1987). Fischer assumiu de novo o cargo de Ministro do Ambiente em Hessen de 1991 a 1994, e mais tarde foi co-chairman do Partido dos “Verdes” no Parlamento.
De há uns anos a esta parte vem ganhando destaque, em termos internacionais, na oratória em temas como o Desenvolvimento Sustentável.


Sobre o Green Festival e o consórcio Green Values:
O Green Festival é uma organização do consórcio Green Values – constituído pelo Grupo GCI, Centro de Congressos do Estoril, My Change e Gingko – Wellness Centre, e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e do Banco Santander Totta.
O local escolhido para a iniciativa – o Centro de Congressos do Estoril – conta com o primeiro processo de certificação internacional de “Green Venue”, tendo recebido o primeiro Green Event que deu início à certificação de eventos “verdes”.

A iniciativa realiza-se de 4 a 8 de Dezembro no Centro de Congressos do Estoril e é composta por oito áreas de intervenção e de exposição:
GREEN TRENDS (tendências, decoração, tecnologia, mobilidade, ecológicas, etc.)
GREEN FUN (playground e entretenimento)
GREEN TASTE (alimentação saudável)
GREEN LOUNGE (área de relaxamento e terapias)
GREEN THINKING (conferências, cultura, formação)
GREEN BUSINESS (área de negócio)
GREEN PLACES (construção sustentável, autarquias, etc.)
GREEN MUSIC (área de concertos por uma causa)

Sem comentários: