quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uma tonelada de resíduos recolhida em Sesimbra




Sociedade Ponto Verde e Divetek
recolhem uma tonelada de resíduos em Sesimbra





Uma tonelada de resíduos, entre os quais muitas embalagens, foram recolhidas do fundo do mar por cerca de cem mergulhadores que, no dia 18 de Outubro de 2008, se juntaram à Sociedade Ponto Verde (SPV) e à empresa de mergulho Divetek para um mergulho colectivo nas águas do Parque Marinho Luís Saldanha (junto a Sesimbra), assinalando assim o arranque oficial a nível nacional do ProjectMar.


O objectivo deste projecto é limpar, através de diversas acções de mergulho em todo o País, o fundo do mar removendo resíduos depositados indevidamente e encaminhá-los para reciclagem e/ou valorização através da SPV.
«As sessões de mergulho no primeiro dia do ProjectMar resultaram na recolha de cerca de uma tonelada de resíduos diversos, entre os quais 300 kg de pneus, 241,9 kg de metal, 87,9 kg de embalagens de plástico, 29,1 kg de embalagens de vidro e 329,3 kg de lixo indiferenciado», contabilizou Gabriel Neves, da empresa Divetek.
Os resíduos resgatados do fundo do mar foram depositados num ecoponto disponibilizado no local pela empresa Amarsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e os restantes transportados pela Câmara Municipal de Sesimbra.


A SPV, enquanto entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), assegurará o devido encaminhamento para reciclagem das embalagens de vidro, plástico, metal e madeira que foram recolhidas nesta acção de mergulho desenvolvida no âmbito do ProjectMar.


Os resíduos de outros fluxos de resíduos serão também encaminhados para serem valorizados.
«A presença de resíduos em meio aquático tem um impacte negativo na qualidade de vida das espécies marinhas, nos seus habitats e, por conseguinte, no meio ambiente», sustenta Luís Veiga Martins, Director-Geral da SPV. «É tempo de cada indivíduo passar a ter uma rotina de separação presente no seu quotidiano profissional ou de lazer. Desta forma estamos todos a contribuir para a minimização dos impactes associados a uma inadequada conduta ambiental», declara.
Segundo Gabriel Neves, pretende-se com ProjectMar «promover a limpeza dos oceanos e a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que esta iniciativa se consubstancia numa campanha de sensibilização junto da população com vista a uma mudança de comportamentos».
O ProjectMar foi apresentado no passado dia 04 de Setembro, num evento em Lisboa que contou com a presença da Sociedade Ponto Verde e a Divetek


Ao todo, das cerca de 30 escolas de mergulho existentes no País 16 já aderiram voluntariamente a este projecto, mediante inscrição que pode ser efectuada através de http://www.projectmar.eu/.
Para cada uma das zonas, em que se verifique operações de recolha, os mergulhadores serão dotados de uma balança digital para pesagem dos resíduos. Por outro lado, passarão a ter também como parte integrante do seu equipamento de mergulho um saco de recolha de resíduos.
Os resultados de cada recolha vão ser categorizados por material (vidro, plástico, madeira, metais, etc.), pesados e registados pelo centro de mergulho no Sistema de Gestão na Internet – em http://www.projectmar.eu/.


No final, os dados de todas as actividades serão organizados sob forma estatística por zona geográfica e tipologia de resíduos.
De acordo com dados da Cetus – Associação Portuguesa de Conservação dos Cetáceos e da Liga para a Protecção da Natureza, estima-se que se atirem ao mar anualmente três vezes mais lixo do que o total de peixe pescado.


Estudos mostram que 68 por cento do lixo encontrado no mar são produtos plásticos (sacos e outros) e 32 por cento de outros materiais: redes, garrafas de vidro, madeira e, entre outros, bóias.

Sem comentários: