quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Os museus de Braga a serem conhecidos pela sua gastronomia



CONHEÇA OS MUSEUS DE BRAGA…POR UM MENU!

A Câmara Municipal de Braga apresenta sexta-feira (24 de Outubro) a segunda edição de “Braga à Mesa”, evento de âmbito gastronómico e enológico que visa «potenciar o desenvolvimento das actividades económicas, nomeadamente as instaladas no centro histórico, associadas à restauração e ao comércio».
A apresentação à Imprensa acontece durante um almoço, às 12h30, no restaurante do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, sendo que a presente edição vai apelar precisamente a uma relação entre a gastronomia e as unidades museológicas da cidade, sob a marca “Conheça os Museus de Braga por um Menu”.«A História faz-se de grandes mulheres e homens, de grandes feitos e também… de grandes comidas e alegres convívios à volta de uma mesa. Este ano, a iniciativa ganha ainda mais força através de uma associação com os museus da cidade. Assim, depois de uma excelente refeição, os comensais são presenteados com um vale desconto de 50% na entrada de um museu à sua escolha», diz a Vereadora das Actividades Económicas e do Turismo, Ana Paula Morais.

Decorrendo nos fins-de-semana (sábados e domingos) de 25 de Outubro a 30 de Novembro, regista já a adesão de mais de meia centena de unidades de restauração de matriz tradicional bracarense, identificadas pela garantia de qualidade dos produtos e serviços que oferecem.

A par do “Bacalhau à Braga”, das “Papas de Serrabulho”, do “Pudim Abade de Priscos” e do Vinho Verde, nesta edição impõe-se, igualmente, o “Arroz de Pato”, pratos que cada restaurante aderente, devidamente identificado, deve disponibilizar nos dias em referência.
«Obviamente que não impusemos que cada unidade de restauração que aceitou aderir ao “Braga à Mesa” disponibilizasse na sua carta todos estes pratos em todos os dias do evento; tal como não impusemos qualquer preço; condicionamos, sim, que, nestes dias, cada restaurante apresente nas suas sugestões pelo menos um destes pratos identificativos da cozinha de Braga, a par dos vinhos verdes, das entradas típicas e… obviamente… o Pudim Abade de Priscos”», explica Ana Paula Morais.

“Braga à Mesa” integra-se num projecto transfronteiriço denominado “Cidade, Futuro da História”, co-financiado pelo “Interreg IIIA”.


PALESTRAS E IMAGENS À MESA


Complementando o programa da primeira edição, “Braga à Mesa” 2008 compreende também um conjunto de palestras dedicadas à arte gastronómica e à enologia regionais, bem como uma exposição com imagens recolhidas por Hugo Delgado para o catálogo “Braga à Mesa - Sugestões de Restauração”.
De acordo com o Director do Museu da Imagem, organizador da exposição – que vai estar patente ao público a partir de sexta-feira (24) no Museu D. Diogo de Sousa (Colina da Cividade) –, ela oferece uma alargada panorâmica dos estabelecimentos de restauração de Braga, «não se tratando de uma mostra documental e muito menos de uma reportagem sobre os espaços em questão», até porque «subjacente à fotografia estão inúmeros conceitos e vontades».

Diz Rui Prata que as imagens de Hugo Delgado constituem «mais que um documento, uma visão pessoal do seu autor, onde as teatralidades da representação jogam entre o espaço e os objectos que o habitam, a percepção do fotógrafo».

Durante o decurso deste evento, também o Posto Municipal de Turismo vai acolher uma outra exposição fotográfica, um trabalho de Domingos Alvarães dedicado à actividade vinícola nos anos 40 do século anterior.

Sem comentários: