quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Estoril Film Festival começa em Novembro


Estoril Film Festival’08
Homenagem a Bernardo Bertolucci e Tim Burton


Os realizadores Bernardo Bertolucci e Tim Burton são homenageados no Estoril Film Festival’08, que decorre de 14 a 22 de Novembro, no Centro de Congressos do Estoril, no Teatro Experimental de Cascais e no Casino do Estoril.
Concorrem ao festival catorze longas-metragens europeias, em estreia absoluta em Portugal.
O tributo a Bernardo Bertolucci destaca a incontornável carreira de sucesso do realizador italiano no cinema contemporâneo, marcada por filmes como “O Último Tango em Paris” e “O Último Imperador”.
O actor e realizador Tim Burton é também distinguido no festival, através da apresentação de uma retrospectiva da sua carreira.

Com uma obra marcada por personagens excêntricas e incompreendidas, é considerado como um dos verdadeiros visionários do cinema contemporâneo.
Promover o diálogo entre o cinema e as restantes artes, mediante a realização de masterclasses, encontros com o público, debates, exposições e concertos, é um dos objectivos do Estoril Film Festival’08.
A edição deste ano apresenta, ainda, a exposição “The Moving Image”, de Julião Sarmento, um dos mais conceituados artistas plásticos portugueses, a qual reúne algumas obras em filme ou em projecção.
O Festival tem direcção de Paulo Branco, produtor português de renome internacional, acompanhado por uma equipa de conselheiros artísticos, formada por Serge Toubiana, director da Cinemateca Francesa, José Maria Prado, director da Filmoteca Espanhola, e Bernardo Bertolucci.
J. M. Coetzee, escritor sul-africano distinguido com o “Prémio Nobel da Literatura 2003” e premiado com o “Booker Prize”, integra a mesa do júri.
A organização do Festival está a cargo da Europa Distribution, que elegeu o Estoril para este encontro anual de cinema.

Sem comentários: