sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Intercasa só até Domingo na FIL




Projecto da Escola de Cristelo (Paredes)

adquirido pela Tate Modern(Londres)





Pelo segundo ano consecutivo, a "Cadeira Parade" é um dos grandes atractivosdo Espaço Rota dos Móveis na Intercasa.

A iniciativa teve tanto sucesso que este ano a escola decidiu-se pela sua reedição, mas, desta vez, os temas aplicados nas cadeiras baseiam-se apenas em artistas internacionais:
Depois de ter estado exposta em Paredes, Viseu e, até ao passado dia 30, no Clube Literário do Porto, a "Cadeira Parade 2007" - que esteve patente naFIL no ano transacto, segue agora para a Tate Modern, em Londres, que a adquiriu em leilão.
A acção concertada entre a Associação Empresarial de Paredes, a Câmara Municipal e a EB 2/3 de Cristelo teve por objectivo desafiar os jovens,aproximando-os da arte e dos artistas plásticos, contrariando ao mesmo tempo o abandono escolar.

E, por outro lado, chamar a atenção dos jovens para o sector do mobiliário, uma vez que muitos dos jovens da região vão, no futuro trabalhar nesse sector.
As cadeiras foram cedidas à Escola de Cristelo por várias empresas de móveis do Concelho de Paredes e reinventadas por alunos entre os 10 e os 16 anos,sendo que cada uma das turmas decorou um dos objectos.



As inspirações vieramda arte e da obra de importantes artistas plásticos portugueses, como JoãoCutileiro, José de Guimarães, Paula Rego, Paulo Neves, Almada Negreiros,Júlio Resende, Júlio Pomar e Vieira da Silva.

Assim, uma a uma, as cadeiras, antes vistas como um objecto comum do dia-a-dia, passaram a ser uma obra de arte.
"O grande objectivo é através destes trabalhos divulgar a arte, dando a conhecer os nossos artistas", recorda Irene Félix, uma das professoras envolvidas no projecto.
"Esta mostra tem tido um grande impacto desde a primeira hora, pelo quevamos continuar a desenvolver esta iniciativa na escola", afirmou a docente,manifestando-se "muito satisfeita com a adesão do público".
Os trabalhos foram realizados durante as aulas de Educação Visual, por estudantes com idades compreendidas entre os dez e os 16 anos, da EscolaEB2/3 de Cristelo (Paredes).
A exposição inclui também cadeiras redesenhadas pelos professores, cujo tema ao contrário da dos alunos, foi livre.
Entre os artistas que serviram de inspiração à colecção de 2007 contam-se nomes como João Cutileiro, José de Guimarães, Paula Rego, Almada Negreiros,Júlio Resende, Júlio Pomar ou Vieira da Silva.

Sem comentários: