sexta-feira, 10 de outubro de 2008

" Amália, o Filme " estreia em Dezembro


Depois de Saura que sem escrúpulos maltratou o nosso Fado e não deu o justo e merecido destaque a Amália, figura maior do Fado e da Música Portuguesa, Europeia e Mundial; surge agora o filme que com liberdade criativa e apesar das já anunciadas críticas da família e silêncio da Fundação Amália, irá retratar a nossa principal artista.

Para já as parecenças entre a actriz e a fadista são absolutamente incríveis, resta ver a história, mas no filme além da cantadeira estará também a mulher... Amália era uma mulher e por o ser tão mulher soube tão bem interpretar os mais variados sentimentos.

A longa-metragem de Carlos Coelho da Silva "Amália, o Filme" estreia dia 04 de Dezembro em diversas salas do país.

"A partir da primeira quinta-feira de Dezembro, ‘Amália, o Filme’ estará em exibição em todo o país, para que os portugueses possam conhecer a face oculta da vida de um dos ícones do século XX português", lê-se num comunicado à imprensa.
O filme, co-produzido pela Valentim de Carvalho Filmes e pela RTP, é protagonizado pela estreante Sandra Barata Belo, 29 anos, que encarna Amália Rodrigues.
Da fadista, Sandra Barata Belo estudou os gestos, o comportamento, a cadência do canto e da fala, descobriu-lhe a timidez e a insegurança e as variações entre a alegria e a tristeza nos anos que o filme abrange, entre 1950 e 1980.
A actriz leu ainda biografias, recortes de imprensa e testemunhos escritos, viu filmes e documentários e falou com Estrela Carvas que foi secretária e confidente de Amália.

Sandra Barata Belo lidera um elenco de 45 actores, entre os quais Carla Chambel, no papel de Celeste Rodrigues, Leonor Seixas, Betinha, outra das irmãs de Amália, e António Pedro Cerdeira, como o banqueiro Ricardo Espírito Santo.
Ana Padrão (mãe de Amália), Ricardo Carriço (César Seabra, o último marido de Amália), João Didelet (José Carlos Ary dos Santos), Ricardo Pereira e Susana Mendes são outros nomes do elenco.

Sem comentários: