sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Miguel Vieira abre 31ª Moda Lisboa - Estoril

O 31ª edição de Moda Lisboa foi inaugurado com o desfile de Miguel Vieira, seguindo-se Alexandra Moura e Lidija Kolovrat, tendo sido o desfile de José Manuel Gonçalves e Manuel Alves numa passerelle exterior ao recinto do Moda Lisboa.

Miguel Vieira destina a sua coilecção a pessoas que gostam de viajar, de se distinguirem no meio da “multidão”. Que valorizam os pormenores das peças. Que preferem a qualidade. Que são exigentes nas matérias-primas. Que procuram em toda a linha que apresentamos a coerência das criações, começando pelo vestuário, passado por todos os acessórios até ao underwear.

Para a Mulher, forma ampulheta, saias e vestidos acima do joelho. Sobreposição de tecidos. Look minimalista esconde os pormenores minuciosos de modelação.

Para o Homem dualidade entre o extra large e o justo. Os fatos de construção baseados na alfaiataria tradicional feita à mão. Pormenores de acabamentos, tais como forros personalizados que tem como objectivo surpreender quem os veste.Linhas cintadas, tanto para eles como para elas.

As cores predominantes da coleção são o Preto - Jet Black; Branco - Bright white; Ouro - Gold Mirror.O branco e o preto que se misturam com ouro em pequenas doses dando um toque de glamour.

Os materias usados são a Seda; algodão mercerizado; lãs frias; organzas; rendas; chiffons plissados; vinil; pele de verniz, tecidos cintilantes e cetim sedoso.



A colecção de Verão 09 de Alexandra Moura baseia-se no trabalho e obra do criador Wolf Vostell. É um trabalho conceptual que se integra na natureza, na óptica do artista, onde são trabalhadas as diferentes técnicas de expressão artística, nomeadamente a “Dé-coll/age” e também no movimento cultural “Fluxos”.
O despropósito desejado, a elaboração de histórias levadas ao limite, a inspiração nos absurdos da vida quotidiana, do caos do mundo, e outros temas relevantes são o mote do trabalho do criador, bem como desta colecção.
Vostell será, ao primeiro contacto, um ser da cultura urbana, mas a sua acção sobre o território abana as estruturas de uma estabilidade afinal falsa. Transportando assim, para o espaço público, as coisas encobertas e velhos objectos encantatórios…

A silhueta será trabalhada ao nível da forma, dos volumes, das sobreposições e dos encaixes/colagens que nos remete para a técnica Dé-coll/age de Vostell. A silhueta é curta, arredondada, fluida, leve e estruturada, contextualizada num passeio do rural ao urbano.

As cores predominantes são o beije e o preto.

Os materiais usados nesta coleção são o Algodão, jersey, malha e seda com acabamentos tecnológicos.



A coleção de Lidja Kolovrat é subtilmente “nuanceada” e refina/apura as qualidades sedutoras masculinas. O rigor natural e dureza do quadro masculino são alterados pela fluidez da embalagem envolvida no movimento. Do mesmo quadro se define a linha masculina quando é naturalmente justa e precisa.
O escaravelho oferece/dá uma explicação do óbvio dimorfismo sexual com armas anatómicas usadas para lutar, e se a luta está perdida morrem (brutalmente) sem acasalar.


O que podes voar? Atitude de abelha. As cores são leves sobre o conflito do branco, em preto essencial sublinhado com malas e outros acessórios essenciais para a vida BUG MAN.




Sem comentários: