quarta-feira, 8 de outubro de 2008


Dia 9 de Outubro, quinta-feira, às 18h30

Espaço Machado de Assis

Missão do Brasil junto à CPLP

A Língua Travada:consonâncias em versos e prosa"


A "A Língua Travada: consonâncias em verso e prosa" é um livro extremamente original, da escritora e musicóloga brasileira Denise Godoy, com poemas e mini-contos,além de uma segunda parte com exercícios de trava-línguas e de respiração.

Apresenta textos que devem ser lidos preferencialmente em voz alta em razão do objetivo que dirigiu a construção de cada um: trabalhar diretamente um grupo específico de consonâncias da língua portuguesa.

Pode ser utilizado tanto em fonoterapia como em recitais poéticos, em cursos de canto, teatro e retórica, assim como em atividades de leitura na escola.

Trata-se de um livro diferente, em que um jogo lingüístico eficiente reúne o lúdico, o lírico, o jocoso e a surpresa, num resultado em que a qualidade estética está sempre presente.

"Não se trata de uma obra hesitante entre a literatura e a terapia, a poesia e o puro exercício fonético, mas de uma fusão surpreendente e admirável de arte e técnica, de inspiração e transpiração.

Ao elaborar seus textos em verso e/ou em prosa, transitando com graça e desenvoltura no emaranhado fonético de consoantes bi-labiais, linguo-dentais, fricativas, oclusivas, etc., Denise Godoy deixa transparecer sempre o poeta inspirado que se encontra por trás da competente fonoaudilóga: Os versos de Um Sonho, Volta, Cenário ou Amanhã de Manhã; os achados verbais e fonéticos de vários pequenos contos deliciosos; os divertidos "anúncios classificados", e até mesmo a última parte, dedicada aos exercícios de respiração, constituem um conjunto harmonioso de textos onde sobejam a emoção e a perícia.

Obra que tanto ajuda nos trabalhos da fonoterapia quanto aquece as almas sedentas de poesia. E vale a rima!" (Lauro Moreira)

Sem comentários: