sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A homossexualidade e a Guerra Colonial em debate,ontem, no Queer Lisboa 12



FESTIVAL DE CINEMA GAY E LÉSBICO


DIA 7


Ontem, no Queer Lisboa 12, tivemos a oportunidade de assistir a uma longa metragem de Joaquim Leitão ,"20,13 ", já exibida noutras salas do país.Trata-se de um caso passado num aquartelamento português em pleno mato e em plena guerra colonial, onde os sentimentos e as emoções se descontrolam por força da tensão exterior aos próprios indivíduos.


Neste filme Joaquim Leitão aflora, de forma suave, a questão da homossexualidade eventualmente existente entre os militares. Convém lembrar que antes do 25 de Abril não havia homossexuais em Portugal e entre militares , então, nem pensar!

Porque o tema era importante a Organização incluíu na programação um debate denominado: Homossexualidade e Guerra Colonial.
Domingos Oliveira e Guilherme de Melo, com a moderação de António Fernando Cascais relataram-nos as suas experiências como homens e militares no caso de Domingos Oliveira. No entanto e salvo melhor opinião ficámos com a sensação de que a maioria dos militares portugueses era homossexual e se não era passou a ser." A guerra tudo consente, tudo permite" segundo Guilherme de Melo, daí o libertar de emoções que a mesma poderá ter ocasionado.

Apesar de algumas reticências sobre o modo como as questões foram colocadas, este levantar do véu em relação a um assunto sobre o qual não se fala- a Guerra Colonial- este raspar na poeira para que não volte a pousar parece-nos muito louvável e desejamos que a poeira continue a ser levantada até que desapareça de vez.

Ao final da noite foi exibida uma curta metragem de seu nome Gnist e um filme - Senza Fine- onde o tema central era o Amor. Aqui o afecto entre dois seres, não interessa o sexo , supera as dificuldades e obriga-os a lutar pelo bem dos dois, esquecendo-se do que individualmente queriam. O Amor é a mola que move o Mundo, e isso basta!

Amanhã, já com a perspectiva dos vencedores, teremos The Houseboy uma curta de realizador inglês, e uma co-produção italo-franco-turca de seu nome Saturno Contro que conta o sofrimento de uma família perante a doença súbita e inesperada de um dos seus elementos

Sem comentários: