sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Emoções fortes viveram-se no Queer12


O dia de quarta feira no Queer 12, foi marcado pelas emoções que aconteceram nas Longas Metragem e nos Documentários.
Clandestinos e Tied Hands encheram os espectadores de emoções. No segundo caso ouviram-se comentários, na saida do filme, "isto é muito forte", "parece que levei um murro no estômago", "como é possivel?!", chegando a ver-se alguns espactadores bastante emocionados com os olhos brilhantes.
Pela primeira vez nesta edição uma sessão esgotou.

Aconteceu com o documentário "Improvvisamente L'Inverno Scorso".

Realização: Gustav Hofer, Luca Ragazzi
Itália, 2007, 80’
Subitamente no Inverno Passado, a vida de Gustav e Luca muda quando o governo italiano apresenta um projecto de lei garantindo direitos aos casais gays, despoletando uma onde de homofobia na Itália. O Vaticano e os conservadores iniciam uma luta contra o projecto de lei, argumentando que o fim da moralidade e da “família” é inevitável se a legislação das uniões de facto não for travada. Parceiros há mais de oito anos, Luca e Gustav querem compreender os diferentes argumentos a favor e contra esta lei e encetam uma viagem por um país que não conheciam e que não esperavam encontrar: o seu.

Após a exibição do documentário seguiram-se as habituais perguntas aos realizadores.
Apelo mais uma vez à organização do festival que a lingua inglesa não é dominada por todos. Compreende-se que as verbas não permitam a legendagem dos filmes e documentários, mas não se admite que se insita em falar inglês entre a plateia e os convidados.
Neste caso um espectador que pretendia colocar uma questão aos realizadores disse "Como não domino o inglês e muito menos o italiano, falo em português". Colocou a sua questão, em português, que foi traduzida, pelo membro da organização presente na sala, aos realizadores, mas a resposta já não foi traduzida para quem colocou a questão. Mais há frente e depois de outras questões em inglês, volta a surgir mais um espectador que coloca a sua questão em português. Infelizmente voltou a exitir tradução, apenas, para os realizadores.
Na sessão de Obsceno Gay, não posso deixar passar o facto de ser exibido um filme porno "Too Hot in Tel Aviv" em que era explicito que não usavam preservativo e que a ejaculação era feita dentro do anus.
Sendo um festival com o apoio da Comissão Nacional para a Infecção do VIH/Sida, não deveria ter um filme com estas caracteristicas, uma vez que vai contra toda e qualquer informação/campanha que a Comissão realiza.

Sem comentários: