sexta-feira, 26 de setembro de 2008

IMAGO - Festival de Cinema Jovem já mexe


O IMAGO - Festival de Cinema Jovem que se realiza de 4 a 12 de Outubro no Fundão, conta já com a sua 9ª edição.
O IMAGO é um festival de jovens realizadores, uma vez que a idade limite para concorrerem é os 35 anos.
Este ano o festival promete não deixar os espectadores sem escolhas, dado que a sua programação é intensa e de qualidade.

COMPETIÇÃO OFICIAL INTERNACIONAL
Na principal competição há um total de 30 curtas a concurso, entre Animação, Ficção, Experimental e Documentário.
Os filmes foram escolhidos entre as 1270 inscrições recebidas, provenientes de 70 países e exclusivamente de jovens realizadores até aos 35 anos (ou primeira obras).

COMPETIÇÃO UNDER 25

Na mais jovem competição do festival há espaço para todos os formatos vídeo, muita imaginação, baixos orçamentos e realizadores até aos 25 anos.
Para esta edição estão seleccionadas 21 curtas, escolhidas entre 449.

OS JURIS

Os JÚRIS INTERNACIONAIS constituídos por figuras de renome ligadas ao universo do audiovisual são responsáveis pela atribuição dos mais de 10 mil euros em prémios.
O JÚRI ONDA CURTA/RTP2, que escolhe uma selecção de filmes para aquisição de direitos de exibição na televisão pública.
O JÚRI JOVEM, que atribui o PRÉMIO ao seu filme favorito da Competição Oficial Internacional.
O mais esperado, o JURI PUBLICO que através das suas votações atribui o PRÉMIO ao seu filme preferido das 2 competições.
Este ano o festival promete não deixar os espectadores sem escolhas, dado que a sua programação é intensa e de qualidade.
A uma semana da abertura deixamos alguns dos filmes que poderá assistir nesta 9ª edição do IMAGO.

PROGRAMAS ESPECIAIS (Cerca de 30 projecções, entre curtas e longas)

DOCUMENTÁRIO E MÚSICA

São poucos os documentários sobre música feitos em Portugal. Ao contrário do que se passa um pouco por todo o Mundo, no nosso País a explosão de filmes documentais centrados na indústria musical – sejam eles sobre bandas, artistas a solo, movimentos ou editoras, sobre determinados períodos na história da música, sobre festivais ou simples concertos – ainda não aconteceu. É acerca disto que o IMAGO quer reflectir nesta edição.
O programa centra-se em 2 RETROSPECTIVAS fundamentais para entender o documentário musical – D. A. PENNEBAKER E JULIEN TEMPLE -, complementado com um reforço de Docs Musicais no Heineken Open Space e ainda com o programa PROSPECTIVA, a incidir sobre o trabalho do jovem realizador francês VINCENT MOON.D. A . PENNEBAKER & JULIEN TEMPLE.
Referências incontornáveis do documentário musical, os realizadores norte-americano e britânico, respectivamente, são alvo de retrospectivas da sua obra. Os programas foram escolhidos pelos próprios especialmente para o IMAGO e incluem longas e curtas. Clássicos como “Don’t Look Back”, “Monterey Pop” e “1PM”, de Pennebaker, “The Great Rock n’ Roll Swindle”, “Joe Strummer: The Future is Unwritten” e “The Filth and The Fury”, de Temple, fazem parte do alinhamento. Julien Temple marca presença no Festival e faz parte do Júri Internacional para a Competição Oficial.
PROSPECTIVA – VINCENT MOON

Aquele que a sua função é a descoberta de novos talentos que são apostas firmes do Festival como referências para um futuro próximo, centra-se este ano num realizador que tem focado o seu trabalho no documentário musical. O francês Vincent Moon é conhecido pela sua ligação ao site “La Blogothèque”, muito por culpa do projecto “Take Away Shows”, mas também pelo recente documentário sobre os The National, "A Skin, A Night", ou o novissimo “Adelia, I Want To Love”, um filme em formato curto sobre os Mogway. Ambos fazem parte, entre outros, do programa especial que o festival lhe dedica, sucedendo assim nesta secção aos directores de fotografia que estiveram em foco em 2007, Rui Poças (PT) e Xavi Gimenez (SP) e aos realziadores Nicolas Provost (BE), Rosto (HL), Lynne Ramsay (UK), Lukas Moodyson (SE), Javier Fesser (SP) e Filpe Alçada (PT). Moon faz parte do Júri Internacional para a Competição Oficial.

GODARD AROUND 68

Programa dedicado à obra do mestre Jean-Luc Godard focada essencialmente no Maio de 68, servindo assim como marco comemorativo dos 40 anos do movimento estudantil que revolucionou o mundo e, muito em particular, o universo cultural, tendo deixado marcas que perduram até aos dias de hoje. Em foco está o raro “Un Film Comme Les Autres”, mas também “La Chinoise”, “Sympathy For the Devil” e “Made in USA”. Godard que é também protagonista de “1PM”, de D. A. Pennebaker, em projecção no programa dedicado ao norte-americano.PROGRAMA ESCOLAS 34 minutos, 5 animações de outros tantos países, em 4 sessões exclusivas todas as manhãs, para os alunos das escolas básicas do concelho do Fundão.




HEINEKEN OPEN SPACE
(Mais de 80 projecções, entre longas, curtas e videoclips)

LA BLOGOTHÈQUE

Em ligação directa ao programa dedicado a Vincent Moon, o site La Blogothèque junta em duas sessões alguns dos melhores vídeos que fazem parte do seu extenso arquivo de Take Away Shows. Um conceito inovador na abordagem ao mini documentário musical, ou a uma nova forma de conceber o videoclip como muitos já vaticinam. De Sufjan Stevens aos Arcade Fire, passando por Andrew Bird, Dirty Projectors ou Bom Iver, entre muitos outros.

DOCS MUSICAIS

Secção de documentários sobre música que complementa o programa “Documentário e Música – De D. A . Pennebaker a Julien Temple”, com clássicos absolutos e obras mais recentes. No ecrã do Open Space passam, por exemplo, “Gimme Shelter”, “Wattstax”, “Heima”, “Part of the Weekend Never Dies”, "American Sasquactch - Super Furry Animals", "The Filth and the Fury", ou ainda o concerto dos The Allstar Project no IMAGO.

CARTA BRANCA – FINDERS KEEPERS

Todos os anos damos carta branca a uma produtora ou um festival para apresentar um programa no festival. Este ano a tarefa cabe à editora/produtora britânica Finders Keepers, especialista em recuperar dos arquivos escondidos pérolas do cinema mais alternativo e suas respectivas bandas sonoras. Sob a alçada do prolifíco e multifacetado Andy Votel (Twisted Nerve/B-Music), a Finders Keepers seleccionou para o Imago 6 documentários musicais que certamente não poderão ver em mais lado nenhum. Casos de "Groupies", de Ron Dorfman, "Histoire De Melody Nelson", de Jean-Christophe Averty, ou "Hasta Que Se Ponga El Sol", de Aníbal Uset, entre outras preciosidades.

THE WORLD OF ...PROFESOR NIETO Um dos mais promissores jovens realizadores da actualidade. Colombiano, residente em França, trabalha com a produtora Autour de Minuit (que esteve em destaque na edição de 2006) e mostra no IMAGO várias curtas representativas do seu estranho universo.
THIS IS....TIGERSUSHI A editora francesa, casa de Joakim e Principles of Geometry, que tocam ao vivo no IMAGO, apresenta vários videoclips dos seus projectos.
MUVIES.PT O melhor dos videoclips nacionais de 2008, com a electrónica, o rock, o hip hop, a pop mais independente e... fado, a marcarem forte presença através de alguns dos mais interessantes projectos portugueses da actualidade: Peixe:Avião, X-Wife, Deolinda, Bildmeister, ou Dama Bete, Os Pontos Negros, Vicious 5, ou Norton são alguns dos nomes em destaque.
SANTI AGUADO ROOSTER Videoclips deste promissor realizador espanhol que tem no seu currículo trabalhos para M Ward, Hypnotic Brass Ensemble ou El Chavo.

CASA DA ANIMAÇÃO - FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO

São dois programas de curtas apresentados pela Casa da Animação. Um com "Animações Portuguesas", outro, "E-Magiciens" com animações de algumas das melhores Escolas Europeias de Cinema.

SOUND & VISION EXPERIENCE


BADLY DRAWN BOY (UK) - Dia 10 de Outubro
Desta vez é que é. Badly Drawn Boy está no IMAGO. Numa altura em que goza uma pausa na carreira e depois de 4 álbuns nos últimos 8 anos, todos aclamados pela crítica e tendo o último "Born in the UK" visto a luz do dia em 2006, Damon Gough, vem especialmente ao Fundão em formato acústico para nos presentear com as suas canções mais que perfeitas. Uma noite memorável para o Festival e certamente para os muitos fãs do músico britânico que vão marcar presença. A acompanhar Badly Drawn Boy, o seu sócio na Twisted Nerve e figura ímpar do meio musical de Manchester, Andy Votel, traz dois dos mais importantes novos projectos da editora: VOICE OF THE SEVEN WOODS (UK) e SAMANDTHEPLANTS (UK).
O primeiro (Rick Tomlinson, com a sua weird-acid-folk e extraordinária forma de tocar guitarra, viu o seu álbum de estreia integrar as listas dos melhores de 2007 nas mais importantes publicações musicais um pouco por todo o mundo, os segundos, depois de uma série de singles preparam-se para o primeiro LP. Melhor era impossível.

JOAKIM & HIS ECTOPLASMIC BAND (FR) - Dia 4 de Outubro
Como músico e DJ Joakim deu ao mundo alguma da melhor electrónica concebida nos últimos 10 anos. Entre as suas inúmeras encarnações a mais recente leva-o aos palcos acompanhado de uma banda e revitalizando por completo a sonoridade que antes provinha quase exclusivamente de máquinas. O som é mais quente, as canções estão mais definidas e Joakim assume-se como um dos mais interessantes artistas da pop electrónica actual. Um concerto de estreia em Portugal a não perder integrado no destaque dado à casa mãe do músico francês, com o programa THIS IS... TIGERSUSHI.PRINCIPLES OF GEOMETRY (FR) Podiam ser apenas mais uns a tocar música a partir de computadores. Mas esta dupla da Tigersushi quer ser muito mais que isso e para além da música espacial e delirante que produzem apostam num conceito visual que promete espantar o público.

DARREN HAYMAN & JACK HAYTER PLAY HEFNER - dia 11 de Outubro
Para quem não andava distraido em meados dos 90 os Hefner foram para muitos uma espécie de salvação em época de hype brit pop. Darren Hayman foi um contraponto ao vazio intelectual que assolou muita da música pop alternativa nessa altura. Um escritor de canções na senda de Morrisey (embora muito mais discreto e menos bem sucedido comercialmente), com histórias para contar, críticas acutilantes a fazer à sociedade britânica e músicas que não se esquecem. Gerou um culto ferveroso, alienou as massas e deixou os Hefner adormecer depois de vários discos incontornáveis. Um deles chama-se “Fidelity Wars” foi editado há precisamente 10 anos e foi por causa desta data e da sua reedição que Hayman decidiu voltar à estrada sob o nome Hefner. No IMAGO toca pela penúltima vez neste formato em ambiente intimo e com direito, diz ele, a pedidos do público. Preparem as gargantas, voltem a ouvir os discos (se é que alguma vez o deixaram de fazer) porque “this is it”.

MAINSLIDE + P.MA (PT) - dia 11 de Outubro
Um acontecimento sónico! Guitarras, pedais, casiotones, vozes perdidas e batidas minimais… das mais simples canções de embalar até ao ruído visceral, passando pela electrónica fora de moda. Mainslide é um reflexo de algumas das maiores influências musicais de Nuno Santos que pertence também aos Bildmeister e aos mais recentes Evols, todos eles sediados em Vila do Conde cidade onde nasceu. Chega ao IMAGO acompanhado por Pedro Maia (p.ma) e as suas intervenções visuais baseadas na arte cinética e no psicadelismo. Uma exploração visual baseada no conceito de feedback. Recorrendo a ferramentas analógicas e obsoletas como televisores, câmara de vídeo, misturadora de vídeo e processadores de imagem. PERFORMANCE //

ON THE ROAD (PT) - dia 11 de Outubro
Há precisamente 50 anos Jack Kerouac editava o livro “On The Road e o mundo nunca mais seria o mesmo. Inspiração imediata para toda uma geração de artistas, da literatura, à música, ou ao cinema, a obra prima da Beat Generation nunca mais parou de influenciar. Para assinalar a data dois dos mais importantes agitadores culturais do panorama nacional, Tiago Gomes (revista Biblia) e Tó Trips (Dead Combo) juntam-se em palco a Raquel Castro e através de imagens projectadas, do som da guitarra e da força da voz, percorrem o livro numa viagem delirante pela Route 66.DJ SETS //

TIGERSUSHI BASS SYSTEM - dia 4 de Outubro
A trupe da editora Tigersushi é comandada por Joakim e promete trazer à pista de dança do IMAGO o que de melhor e mais inovador se vai fazendo hoje em dia na música electrónica e não só. Space disco imparável. FINDERS KEEPERS AROUND THE WORLD DJ SET - ANDY VOTEL & DOM THOMAS (UK) Já é um homem da casa e pelo quarto ano consecutivo traz ao IMAGO uma noite muito especial, desta vez em complemento ao programa de cinema da Finders Keepers, em que se faz acompanhar do também repetente Dom Thomas e das suas colecções de discos muito particulares. As mais estranhas, desconhecidas e deliciosas sonoridades prog-folk rock psicadélicas, oriundas dos mais recônditos e inesperados pontos do planeta, passam por este Around The World e fazem-nos dançar como nunca pensámos ser possível.E ainda: EL PRAT DEL LLOBREGAT DJs (SP) – RUC DJs (PT) – GIRLS AGAINST HITS DJs (SP-PT) – FRIENDS & GUESTS DJs & VJs
Sáb 4
Concerto Cerimónia de Abertura (Auditório Lotação Limitada a 160 lugares) Opening Ceremony Concert (Auditorium 160 Seats Only) - Principles of Geometry w/ Pierre Vanni – 5€
Sáb 4Joakim & Ectoplasmic Band + Tigersushi Bass System djs (Sala de Concertos+Lounge) - 5€
Sex 10Badly Drawn Boy + Voice of the Seven Woods + Samandtheplants + Andy Votel & Dom Thomas dj set (Sala de Concertos + Lounge)- 10 €

Sáb 11

DARREN HAYMAN & JACK HAYTER PLAY HEFNER + On The Road – Tiago Gomes & Tó Trips Live Performance + (Auditório Lotação Limitada a 160 lugares) - 10€

Sáb 4 / Sex 10 / Sáb 11
Só DJs Only (Lounge + Open Space Mini Disco) – 5€ com Oferta 1 Bebida
De Dom 5 a Qui 9 (Open Space Mini Disco)
Friends & Guests DJ - Entrada Livre
Os bilhetes Concertos+DJs serão trocados por uma pulseira e darão acesso a todas as salas.

INFORMAÇÃO GERAL

O custo dos bilhetes das sessões da Selecção Oficial CGD é de 1,50€ para os menores de 30 anos e para os portadores de todos os Cartões Sociais Municipais e de 4 euros para o público em geral.
A sessão de abertura tem o preço único de 5€.
Os bilhetes para todos os espaços só podem ser adquiridos na bilheteira central do Festival, situada no Centro Cultural Moagem, das 14.30 às 18.30 e das 20.30 às 23.30.

Todos os filmes da Selecção Oficial CGD são legendados em Português e Inglês.
O Heineken Open Space tem entrada livre todos os dias na Sala Polivalente da Moagem.

Sem comentários: