sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Jornadas Europeias do Património em Braga


JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO:

EXPOSIÇÃO NA “FONTE DO ÍDOLO”,

MÚSICA E DANÇA NAS TERMAS ROMANAS


“As Fontes da Fonte do Ídolo” é o tema para a exposição que a Câmara Municipal de Braga, através do seu Gabinete de Arqueologia, inaugurou hoje pelas às 11h00 de amanhã no Núcleo Museológico da Fonte do Ídolo (Rua do Raio).

A mostra – que se vai manter patente ao público naquele sítio de interesse arqueológico até 19 de Dezembro – pretende dar a conhecer as diferentes propostas museológicas para ali projectadas e realizadas pela Direcção-Geral dos Monumentos Nacionais.

A inauguração desta exposição insere-se nas Jornadas Europeias do Património, a que o Município de Braga se associa, não só através desta iniciativa, mas também com a realização de mais dois eventos culturais, ambos tendo por palco o Núcleo Museológico das Termas Romanas do Alto da Cividade.

Concretamente: o espectáculo de dança contemporânea “Alice”, às 17h00 de sábado (27), pelo Centro de Educação pela Arte - Arte Total; e a Tuna Universitária do Minho, às 17h00 de domingo (28).

“As Fontes da Fonte do Ídolo” – refira-se ainda –, tem a intenção de, com recurso a imagens e plantas, divulgar junto do grande público o mais recente estudo efectuado sobre o monumento, da autoria de Ana G. Elena, Ricardo Mar e Manuela Martins, que, «de um modo inédito, abordam este importantíssimo santuário romano, não só numa perspectiva epigráfica, mas também, e principalmente, arquitectónica, permitindo-nos deste modo, vislumbrar o aspecto primitivo daquela fonte sagrada».

A exposição está organizada de modo a chegar a um volume de público dilatado, em que, pelo carácter pedagógico, ganha destaque a comunidade escolar.

A visita à exposição é gratuita, sendo, contudo, necessária a inscrição prévia para grupos, o que se efectua através dos seguintes contactos: 253218011 ou geral@fonte-idolo.mail.pt.

Sem comentários: