quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Museu do Fado valoriza-se-Egeac e RTP ajudam



RTP E EGEAC PELA VALORIZAÇÂO

DO MUSEU DO FADO


No âmbito do Programa Operacional da Cultura, a EGEAC, tem desenvolvido o Projecto de Recuperação e Valorização do Museu do Fado, que passa pela renovação e ampliação da exposição permanente, com abertura prevista para o mês de Setembro de 2008.




O projecto de museografia, da autoria de António Viana, contemplará a integração de um importante acervo de artes plásticas e de renovados conteúdos museológicos, a par de uma tecnologia multimédia interactiva.

A RTP dispõe de um importante espólio museológico e documental de rádio e televisão, que irá disponibilizar ao público, através de uma colecção visitável e de um museu virtual, até ao final de 2008.
Neste contexto, as duas instituições assinaram um Acordo de Doação e Cedência, a título gratuito, por parte da RTP à EGEAC, de peças museológicas do seu actual espólio, que se destinam a figurar na exposição (permanente e temporária) do Museu do Fado.

Assim, a RTP doa à EGEAC, quinze receptores de rádio, para integração numa instalação da autoria de António Viana, e cede temporariamente, uma Grafonola de salão (década 20), e um receptor de rádio com televisão e gira-discos (década 50), que figurarão na exposição permanente do Museu do Fado, e um estúdio de rádio, para a exposição temporária.

As duas instituições consideram existir vantagens mútuas na colaboração entre as áreas museológicas e documentais pelo que assinaram um protocolo de cooperação, com a duração de 4 anos, onde estão previstas várias acções, tais como: a realização conjunta de eventos, o apoio e cooperação técnica na execução de diferentes projectos museológicos e documentais e a cedência temporária e/ou doação de peças museológicas.

Sem comentários: