segunda-feira, 7 de julho de 2008

Shakespeare em galego no Mimarte


SHAKESPEARE COM SOTAQUE GALEGO

EM“NOITE DE REIS”


Ao oitavo dia de “Mimarte”, da vizinha Galiza chegou ao palco da sala principal do Theatro Circo, mais um clássico das artes teatrais – “Noite de Reis” – do dramaturgo britânico William Shakespeare.


Interpretado pelo Centro Dramático Galego, de Santiago de Compostela, e dirigido por Quico Cadaval, “Noite de Reis” coloca em cena o naufrágio dos gémeos Sebastião e Violeta, na costa da ilha Ilíria.

Crendo que seu irmão morreu, Violeta faz-se passar por um jovem pagem e passa a servir na corte do duque Orsino, irremediavelmente apaixonado por Olívia.

Contudo, no trabalho interpretado por Suso Alonso, Maria Bouzas, Xan Cejudo, Marcos Correa, Susana Dans e Borja Fernandez, entre muitos outros, as trocas de identidade são mais do que aquelas que no início se revelam e os equívocos, enganos e situações hilariantes são uma constante até ao desfecho da comédia que se prevê com o resgate de Sebastião e a sua chegada à cidade.


Com um historial de 24 anos, ao longo do qual já produziu mais de sessenta espectáculos, o Centro Dramático Galego constitui uma unidade do Instituto Galego das Artes Cénicas e Musicais, tutelado pela Junta da Galiza, que tem por missão produzir e difundir espectáculos de teatro para toda a comunidade galega e também transfronteiriça.

Empenhado na encenação de peças do reportório dramático galego e internacional, clássico e contemporâneo, sendo que algumas das produções são especialmente concebidas para o público familiar e infantil, o Centro Dramático Galego estreou-se em 1984 com o projecto “Woyzeck”, de George Buchner, e prosseguiu com a encenação de autores tão variados como Roberto Vidal Bolaño, Rosalía de Castro, Otero Pedrayo, Garcia Lorca, Moliére, Óscar Wilde, Pirandello, Albert Camus, e muitos outros.

Na anterior edição do “Mimarte - Festival de Teatro de Braga”, a companhia galega apresentou, também com encenação de Quico Cadaval, a peça “Fantasmas Familiares”.

Sem comentários: