domingo, 13 de julho de 2008

reitoria da Universidade de Lisboa abre os seus jardins à Cultura global a



Fins de Tarde Eslavos 14, 15 e 16 JULHO 18h-20h

ÁTRIOS E JARDINS DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA




Nos próximos dias 14, 15 e 16 de Julho, entre as 18h e as 20h, as portas da Reitoria da Universidade de Lisboa (UL) abrem-se para os Fins de Tarde Eslavos, um evento que assinala a criação e lançamento da Licenciatura em Estudos Eslavos, pela Faculdade de Letras da UL.

Os Fins de Tarde Eslavos contarão com representantes das embaixadas da Polónia, Rússia, Ucrânia, Croácia, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, República Checa e Sérvia, da Associação SOBOR, da Associação dos Ucranianos em Portugal e do Clube dos Checos e Eslovacos em Portugal.

Serão apresentadas mostras culturais dos diferentes países, onde a música, a poesia e a gastronomia são alguns dos ingredientes que contribuem para este menu tipicamente global.

A Licenciatura em Estudos Eslavos, que iniciará o seu funcionamento no próximo ano lectivo, vem dar resposta às necessidades múltiplas de uma comunidade eslava emergente em Portugal e pretende defender o interesse em assegurar às gerações vindouras uma educação que contribua para o rejuvenescimento saudável, conhecedor e eficaz da sociedade portuguesa e afirmar a urgência do cruzamento de línguas e culturas num mundo de globalização.

Programa

Dia 14, Segunda-feira 18h00-20h00

Discurso de abertura

Coro da Universidade de Lisboa
Bulgária – Mostra de gastronomia, vinhos, posters e brochuras do país. Com a presença da Adida Cultural.

Polónia – Estarão patentes ao público posters e brochuras do país. Com a presença de representante da Embaixada.

República Checa – Apresentação de música ao vivo, filmes, gastronomia, livros, posters e brochuras do país. Com a presença de representante da Embaixada e do leitorado de Checo da UL.

Dia 15, Terça-feira 18h00-20h00
Rússia – Com a presença de representante da Embaixada e do leitorado de Russo da UL estarão patentes ao público posters e brochuras do país.

Sérvia – Estarão patentes ao público fotografias, filmes, posters e brochuras do país. Com a presença de representante da Embaixada.

Ucrânia – Haverá música ao vivo (folclore), artesanato, livros, filmes, posters e brochuras do país. Com a presença de representante da Embaixada.

Dia 16, Quarta-feira 18h00-20h00

Eslováquia – Mostra de filmes, posters e brochuras do país. Com a presença de representante da Embaixada.

Eslovénia – Para além da gastronomia, decorrerão uma sessão de poesia e uma mostra de livros e filmes do país. Com a presença de representante da Embaixada e do leitorado de Esloveno da UL.
Croácia – Haverá gastronomia, prova de vinhos, música e uma mostra de livros e filmes do país. Com a presença de representante da Embaixada.

Encerramento

Sem comentários: