domingo, 13 de julho de 2008

Monsaraz iniciou a 18ª edição do seu Museu Aberto





Com a presença de várias individualidades teve início ontem em Monsaraz a 18ª edição de Museu Aberto Monsaraz 2008 que, segundo o Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, será mais uma manifestação da cultura regional e uma demonstração da diversidade cultural e artística existente fora e dentro das muralhas desta linda vila medieval.

Depois de intervenções breves por parte da Governadora Civil e do Presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz seguiu-se um pequeno espaço de confraternização onde a CARMIM ( Cooperativa Agrícola da Região) apresentou o " Museu Aberto" um vinho tinto criado para a ocasião que em nada desmerece dos seus familiares alentejanos.

Antes desta apresentação foi homenageado o Presidente da Câmara tendo-lhe sido oferecida a chave de ouro da Vila de Monsaraz.

Mas as exposições tão carinhosamente organizadas para este evento aguardavam a visita dos ilustres da região e assim foram admiradas as borboletas de Alhinho Ferreira, os trabalhos sobre papel de Margarida Lagarto, os bordados de Cornélia Cojocaru, uma moldava de formação química que assentou arraiais em Monsaraz, as estórias de encantar de Tiago Cabeça e Magda Ventura, os porquinhos do Montado, e ainda os percursos desta maravilhosa Vila Medieval que tem vindo a afirmar-se e a tornar-se mais uma jóia deste Alentejo profundo.


O Cante Alentejano acolheu-nos quando o sol se punha e encheu as ruas da vila como aragem refrescante.


Os Ceifeiros de Cuba, os Ganhões de Castro Verde e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz fizeram-se ouvir com as suas modas ritmadas, lentas e por vezes doridas, cantando um Alentejo misterioso, palpitante e por vezes adormecido.


À noite foi a vez da exibição da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana ainda com os Coros Polifónicos da Sociedade Filarmónica Reguense e da Sociedade Filarmónica Corvalense.


As festas prolongam-se até dia 20 ( ver programa já editado no hardmusica.com) e aguardam a visita dos forasteiros prometendo divertimento e alegria.

Sem comentários: