domingo, 13 de julho de 2008

Hoje pode ver na RTP2



DOMINGO

13:50h


MEGA PONTES: CHINA


Uma viagem até à China para conhecer algumas das maiores pontes do mundo .

Uma viagem até à China a fim de observar algumas das maiores estruturas de pontes do mundo.

A Lupu, a mais engenhosa ponte do mundo, a Runyang, a maior ponte suspensa da China e a terceira maior do mundo, e a ponte Sutong, que será a maior ponte marítima do mundo sobre o rio Yangtze.


21:00h

CAMPEÕES


A RTP2 exibe um conjunto de documentários dedicados alguns dos mais relevantes atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Cada um dos seis documentários de 55 minutos constitui o retrato de cada um dos atletas e sublinha as principais características que os transformaram – através de percursos muitos díspares – em campeões.

Naide Gomes, Joaquim Videira, João Rodrigues, Telma Monteiro, Nelson Évora e Vanessa Fernandes, são, cada um ao seu jeito, encarnações do espírito olímpico nas suas diversas facetas.

Neste programa vamos acompanhar João Rodrigues

João RodriguesIdade: 36 anos.Quinta participação olímpica.Modalidade: Vela – Classe RS:X.

Momento chave em Pequim: Dia 20 de Agosto, a partir das 06 horas.

O recorde de presenças em Jogos Olímpicos vai chegar, para o campeão europeu e vice-campeão mundial, numa época em que o velejador madeirense é o desportista português com melhor palmarés.

Depois de dois diplomas em quatro presenças olímpicas, chegou a hora da subida ao pódio João Rodrigues foi campeão do mundo em 1995 e duas vezes campeão europeu.

Desistiu da modalidade após os Jogos de Atenas, mas está de volta.

Em 2008, foi vice-campeão do mundo no início do ano e venceu pela terceira vez o campeonato da Europa.

Já ganhou tudo, só falta uma coisa…


22:30h

CÂMARA CLARA


Júlio César, o precursor do Império Romano, faria anos agora, no dia 13 de Julho.

São muitos os historiadores e cientistas políticos que vêm na União Europeia a construção geopolítica e económica mais parecida com o Império Romano.

Será mesmo assim? Quando a UE atravessa uma prolongada crise, o”Câmara Clara”convida José Medeiros Ferreira, o historiador que foi o ministro dos Negócios Estrangeiros que pediu a adesão de Portugal à CEE, e António Manuel Dias Diogo, o arqueólogo que conduziu dezenas de investigações sobre o que resta de Roma Antiga no nosso território, para debaterem sobre o que há em comum entre a UE e o Império Romano.

Uma emissão que lhe traz Monty Python, Handel, Lou Reed, o festival Músicas do Mundo e o Júlio César de Shakespeare dito de cor como nunca o ouviu…

Sem comentários: