terça-feira, 1 de julho de 2008

O Mimarte continua a sua festa teatral

"Jangada Teatro" no Mimarte - Festival de Teatro de Braga
"OS FILHOS DO ESFOLADOR"JUNTAM CAMILO E VALTER HUGO MÃE
Terça-feira > 1 Julho > 21h45 > Rossio da Sé

Dando seguimento à dramatização de textos nacionais, o "Jangada Teatro" (Lousada) apresenta esta terça-feira (1 de Julho, 21h45), no Rossio da Sé, "Os Filhos do Esfolador", resultado de uma inesperada adaptação de textos de Camilo Castelo Branco e do premiado valter hugo mãe que narra a história de António Pinto Monteiro, personagem que cedo se faz à vida através da mais fina ladroagem.
Interpretado por Faria Martins, Luiz Oliveira, Patrícia Ferreira, Vânia Pereira e Xico Alves, o trabalho "Os Filhos do Esfolador", na circunstância encenado por Joaquim Nicolau, coloca em cena um falsário de grande qualidade, dotado de rara lábia e cujas artes cedo se fizeram notar, distinguindo-o da humildade característica da sua família.
«Mandado para o Brasil aos 11 anos por um beneditino que acreditava assim poder compor as suas naturais tendências para os actos criminosos, Pinto Monteiro acaba por se tornar num activo malandro, imiscuído na política, na maçonaria e agindo mesmo contra o Imperador.
Por desgraça, tocaram-lhe as chicotadas de um militar imperialista que, no bulício do açoite, acabaram por cegá-lo.
Imerso nas mais profundas trevas, nem por isso se redime, muito pelo contrário, pois desenvolve uma trafulhice que tem tanto de competente como de caricato.
Regressado a Portugal, a Landim, de onde era natural, muito fausto lhe assistia, sobretudo à mesa...»

O "Jangada Teatro" surge do encontro de cinco artistas, com experiência em outras companhias no campo da interpretação e, em alguns casos, na encenação. Inicia as suas actividades em 1999, utilizando o Auditório Municipal de Lousada como sede social e artística, na prossecução de objectivos de descentralização e formação de público, através da itinerância e da produção de espectáculos de qualidade para todas as idades. Paralelamente à criação e produção de espectáculos, programa e organiza o "Folia - Festival de Artes do Espectáculo de Lousada", uma proposta inovadora na região, com um leque variado de espectáculos oriundos de várias paragens. No "Festival de Teatro de Braga", o grupo apresentou já as peças "Zooling Park" (2003),"Zé do Telhado" (2005) e "O Morgado de Fafe em Lisboa" (2006). O "Mimarte - Festival de Teatro de Braga" é uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga.

Sem comentários: