quarta-feira, 11 de junho de 2008

Santo António em foco na Sé de Lisboa

A figura de Santo António inspirou 70 artistas que criaram mais de 600 obras para uma exposição patente durante o mês de Junho, em Lisboa, na galeria "A Arte da Terra", dedicada à cultura tradicional portuguesa.

Uma peça com Santo António de olhos esbugalhados, sentado e com um livro ao colo apresenta-o como um mensageiro e é o símbolo da exposição «A transformação da palavra em arte» que decorre de 01 de Junho a 06 de Julho, no âmbito da programação das Festas de Lisboa.

Este é o quarto ano que a galeria faz uma exposição deste género, mas todos os anos é diferente, porque as peças que representam o santo são sempre diferentes, disse à Lusa Filomena Frade, que dirige este espaço junto à Sé de Lisboa.

As exposições anteriores tinham uma dimensão menor, explicou, por sua vez, António Ramos, proprietário da faleria, adiantando que esta "não é uma exposição de santinhos".

Trata-se de apresentar diferentes visões artísticas do culto de Sto. António.

Há peças em pedra, madeira, barro, folhelho de milho, pasta de papel, arame, azulejo e missanga e, a par destas figuras concebidas por escultores e artesãos de todo o país e destinadas a venda, há seis outras obras de arte sacra do século XVIII que pertencem ao espólio da Casa Museu José Régio, de Portalegre, e foram emprestadas para esta exposição.

"Há uma adoração muito grande à imagem de Sto. António, há muitos coleccionadores e há muita procura", sublinhou a gerente da galeria.

Entre os 70 artistas que contribuiram para a abordagem ao culto de um santo que é festejado a 13 de Junho em Lisboa, há peças de Júlia Ramalho, pertencente a uma família com tradição no artesanato. O seu filho António Ramalho também assina obras nesta mostra, onde ainda está representado o escultor Jorge Mealha.

"São todas peças diferentes porque são feitas uma a uma, não há moldes", indicou Filomena Frade, apontando a originalidade de algumas obras que mostram Santo António a andar de trotinette ou num veículo com 'side-car'.

O objecto mais caro custa cerca de 2500 euros e é uma peça esculpida em madeira, da autoria de Augusto Ferreira, um jovem escultor de arte sacra.

Mas também há figurinhas a partir de 10 euros. Todas inspiradas num franciscano pregador que se tornou um santo popular tido como casamenteiro e protector dos pobres.

Sem comentários: