quarta-feira, 11 de junho de 2008

" Alexandra " estreia amanhã

ALEKSANDRA


Chechénia, nos dias de hoje. Uma frente russa. Aleksandra Nikolaevna é a avó
que visita o neto, um dos melhores oficiais da sua unidade.
Passam-se os dias e ela descobre um novo mundo. Um mundo de homens onde não há mulheres, sensibilidade ou conforto. O dia-a-dia é pobre, num local onde as pessoas são parcas nos seus sentimentos.
Simplesmente, porque talvez não haja tempo nem energia para isso. A cada dia, cada hora, decidem-se questões de vida ou de morte.
No entanto, é um mundo ainda habitado por pessoas.


Breve história da Guerra da Chechénia

A primeira guerra no Cáucaso começou há muito tempo, em 1817 e continuou até 1864,tornando-se numa das mais longas e sangrentas guerras da história do império russo. Em 1859, a Chechénia foi incorporada no território da Rússia.

Desde 1920, foi parte da República autónoma das montanhas e desde 1936 foi parte da República da Chechénia. Em 1944 meio milhão de chechenos foram deportados para o Kazaquistão e a Ásia Central, por decisão de Estaline, “por ajudar e encorajar o inimigo” durante a II Guerra Mundial.
Depois do colapso da Rússia, Dzhokhar Dudayev foi eleito presidente da Chechénia em Outubro de 1991 e declarou a independência face à Rússia.
A guerra começou a 1 de Dezembro de 1994, com a entrada das tropas federais na Chechénia.
Terminou em 1996 com a morte de Dudayev e um tratado de paz foi assinado em Khasavyurt.
Em Agosto de 1999, a ofensiva militar foi retomada depois de um bando de guerrilheiros sob o comando de Basayev e Khattab entrar em território do Daguestão (Rússia).
Só de acordo com as estatísticas oficiais, a primeira guerra da Chechénia matou 50000 civis e fez centenas de milhares de refugiados.




Alexander Sokurov

Metafísico, poeta lírico, inovador, devoto ao cinema, apaixonado defensor dos valores humanitários, Alexander Sokurov nasceu a 14 de Junho em 1951 na aldeia de Podorvikha, na região de Irkutsk.
Em 1974 licenciou-se na Faculdade de História da Universidade de Gorky e em 1979 terminou o curso na Faculdade de Realização do VGIK, o Instituto Nacional de Cinema.
Em 1978 fez a sua primeira longa-metragem The Lonely Voice of Man . De 1980 em diante foi produtor na Lenfilm. Fez mais de 40 filmes e documentários.
Participou e foi vencedor de prémios nos festivais de Cannes, Veneza, Berlim, Locarno, Roterdão Montreal e Moscovo. Vive e trabalha em S. Petersburgo.

Sem comentários: