domingo, 8 de junho de 2008

Espectáculo com excêntricos em Braga


“YARD DOGS ROAD SHOW”


BURLESCO REGRESSA AO THEATRO CIRCO “Yard Dogs Road Show”, excêntricos representantes do burlesco, regressam a Braga um ano após uma digressão de sucesso por todo o país.

Vão estar no Theatro Circo a 13 e 14 (22h00), para dois novos espectáculos ao estilo das mais sensuais, multifacetadas e electrizantes trupes circenses.

Inconfundíveis pela mágica fusão do burlesco e “vaudeville” do velho oeste americano e pela sempre irresistível sedução do “cabaret” que apresentam nas suas performances, os “Yard Dogs” regressam com números inéditos praticados pelos sempre enigmáticos malabaristas, bailarinas exóticas, ousados faquires, cuspidores de fogo e talentosos músicos daquele que é já considerado «um dos mais fabulosos circos do mundo».

Numa breve digressão de seis datas em território nacional, a que se seguem actuações em França, Inglaterra e o regresso aos palcos norte-americanos, com performances agendadas para São Francisco, Atlanta, Nova Iorque e muitas outras cidades, o agrupamento, que «emerge de um espaço intemporal de união entre a antiga alquimia teatral e a cultura pop moderna», traz a Braga um inflamado espectáculo musical em que predominam a sensualidade dos mais ousados “cabarets” e o risco dos malabarismos mais enigmáticos, interpretados por 30 elementos, de que se destacam os já mediáticos Tobias, “The Mystic Man”, Hellvis, ou as atrevidas bailarinas do “Black and Blue Burlesque”.

Ultrapassando a tradicional dimensão das artes circenses, os “Yard Dogs Road Show” exigem ao público uma sensibilidade única para o subtil e para o absurdo que dominam a viagem visual e sonora através das histórias, verdadeiras ou ficcionadas, protagonizadas pelos mais inesperados personagens que ao som dos reinventados “blues” e “rock’roll” da “Yard Dogs Cartoon Gypsy Band” se vão transformar num inevitável “voodoo” capaz de hipnotizar qualquer espectador.


A bordo de uma Ford Galaxy 500, de 1967, foram já largas as dezenas de espaços de renome que acolheram o “cabaret” itinerante de Eddy Joe Cotton, de que se distinguem o “Knitting Factory”, em Hollywood e Nova Iorque, o “Bluebird Theater”, em Denver, ou o “Orpheum Theater”, no Arizona.

Deste percurso sobressaem ainda as colaborações com o prestigiado “Cirque Du Soleil”, “Lucas Films”, “Teatro Zinzanni”, “Red Bull” e “New Belgium Brewery”.

Com um electrizante sentido de liberdade que se materializa numa performance única e multifacetada, o projecto, que surgiu em 1998 pela junção de apenas três elementos e que contribuiu inequivocamente para o renascimento da nobreza do espectáculo itinerante, resulta agora, após nove anos passados na estrada, num genial e provocante espaço atemporal de união entre a química do antigo teatro de rua com a moderna cultura popular norte-americana.

Sem comentários: