domingo, 8 de junho de 2008

Santarém preferiu toiros a José Cid

Ribatejo é por tradição local de aficionados e esta noite, na Feira Nacional de Agricultura, não foi diferente.


Pouco passava das 23.45h quando se ouvem os primeiros acordes de "Nossa Senhora do Tejo", na voz e piano, do ribatejano, José Cid.
Embora "em casa", o cantor não conseguiu competir com o espectáculo/concurso "Mesa da Tortura e da Amargura", que decorreu na Manga pelas 01h.

Mesmo com um reportório bastante conhecido de todos, o público presente na Feira Nacional de Agricultura optou por se ir acomodando nas bancadas para assistir ao evento.

Referimos que notamos por parte da organização um "puxar a brasa à sua sardinha", pois ainda faltava mais de meia hora para terminar a actuação de José Cid & Big Band, já nos altifalantes da Manga ecoava a música apelativa ao "Mesa da Tortura e da Amargura". Os Campinos passam com os toiros e as vacas vinte minutos antes da hora marcada, com vários avisos por parte do apresentador, João, para saírem do recinto pois "os toiros não estão embolados e não nos responsabilizamos por nenhum acidente". Enquanto isto, no Palco Fora D'Horas, estava um artista a dar o seu melhor para agradar aos presentes.

Na hora marcada, mesmo com o concerto a decorrer, procede-se ao inicio do concurso com 8 mesas na Manga e cada uma com quatro cadeiras ocupadas por 30 homens e 2 mulheres.
Este concurso consiste, segundo a explicação de João, em largar uma vaca "embolada por causa da segurança das pessoas" e ela vai passando pelas mesa e eliminado os concorrentes que se encontram sentados, derrubando as mesmas. O concorrente que não for eliminado pela vaca vence o concurso recebendo, neste caso, um prémio, monetário, de 150€.

O júri do "Mesa da Tortura e da Amargura", após cerca de 40 minutos, decide dividir o prémio pelos 3 concorrentes que restavam, Ricardo Ambrósio, Vitor Matos e Jorge Pereira. Quando, João, lhes perguntou o que íam fazer com o dinheiro, as opiniões foram todas diferentes. Ricardo disse que ía comer, pois a "adrenalina" tinha-lhe feito fome, Vitor iria gastar o dinheiro "nos copos", no recinto e Jorge optou por "guardar".

Pouco tempo depois, João dava inicio à largada de toiros, da Ganadaria de José Luis Pereira Dias de Salvaterra de Magos. A Manga foi dividida ao meio e cada uma recebeu um toiro com cerca de meia tonelada. Os restantes aficionados ,que permaneceram no recinto e optaram por não ir para a discoteca, local improvisado por debaixo de um dos camarotes ou ouvir "as misturas" do DJ de serviço no Palco Fora D'Horas, Zé Baratta, habilitaram-se a três prémios, negociados na hora pelo tesoureiro Edgar.

Sem comentários: