sexta-feira, 20 de junho de 2008

Chefe Silva o mestre da culinária em livro!


CHEFE SILVA – O SR. TELE CULINÁRIA


A biografia do mais celebrado Chefe português conta também a história de um grande senhor da televisão.

O jornalista Amílcar Malhó é o autor da biografia do Chefe Silva, que as Edições Plural lançam este mês.

A obra transcorre em cerca de 200 páginas os 74 anos de vida do fundador da Teleculinária, um Sr. da Culinária e se tornou também num Sr. da Televisão.

Intitulado "Chefe Silva - O Sr. Tele Culinária", este livro inclui depoimentos e cerca de 40 receitas de Filipa Vacondeus, Hélio Loureiro, Vítor Sobral, Júlio Isidro, Sónia Araújo, José Carlos Malato, Margarida Mercês de Melo, Carlos Ribeiro e diversas Confrarias Gastronómicas, entre outras organizações e personalidades com as quais o Chefe Silva se cruzou ao longo da sua carreira.

Inclui ainda imagens a cores de todas as receitas e fotografias relacionadas com a vida do Chefe Silva, numa primeira edição de 5.000 exemplares.

No dia 22 de Junho, aquando do lançamento do livro, a Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas, a Câmara Municipal de Amares (CMA) e as Edições Plural prestam homenagem ao Chefe Silva, num evento que começa às 11.30 horas, junto à CMA, e que inclui uma mostra de pratos e produtos de diversas Confrarias Gastronómicas. Ainda em Junho, o livro "Chefe Silva - O Sr. Tele Culinária" é apresentado na Quinta da Fidalga (Seixal), por iniciativa da Câmara Municipal do Seixal e da editora, pelas 18 horas de dia 27.


O Autor Amílcar Malhó nasceu em Palmela em 1955 e começou por exercer jornalismo na imprensa regional de Setúbal, integrando um "movimento" que fez nascer rádios locais, um pouco por tido o país.

Colaborou com Semanário Económico na área do associativismo empresarial e em revistas de diversas associações empresariais. Foi ainda coordenador de conteúdos e apresentador da rubrica de gastronomia do programa "Iniciativa" da RTP2 e também autor e apresentador do programa semanal "Sabores", do mesmo canal.

Colabora com revistas na área da alimentação e culinária e tem participado em colóquios e debates sobre estas temáticas.É ainda confrade efectivo e honorário de várias Confrarias Gastronómicas.

A Editora As Edições Plural são integralmente detidas pelo Grupo IFE, cotado na bolsa de Paris e presente em 5 países europeus (Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Espanha e Portugal).

A editora publica as revistas Teleculinária, Teleculinária Gold, Teleculinária Especial Robot de Cozinha, Ementa da Semana, Saúde à Mesa, BebéCulinária e ainda 1 suplemento de cozinha.


Para além de ser título mais importante da editora e a revista portuguesa com mais tempo de circulação, Teleculinária é também o nome duma rubrica do programa "Fátima" (SIC), através qual e editora recupera a relação original da revista com a a televisão.

Com o lançamento de "Chefe Silva - O Sr. Tele Culinária", a Plural entra no sector livreiro, prevendo publicar dois a três livros por ano.

As Edições Plural apostam ainda na formação culinária para todos, através da Escola de Cozinha da Teleculinária e, na era da comunicação mutiplataforma, preparam o lançamento de um novo website, com a maior compilação portuguesa de receitas online.

Sem comentários: