terça-feira, 13 de maio de 2008

Festival Internacional de Marionetas


Festival Internacional de Marionetas
e Formas Animadas
13 a 25 Maio
O Grande Palco da Arte das Marionetas em Lisboa!



A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, de 13 a 25 de Maio, a 8ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – Fimfa Lx, com direcção artística de Luís Vieira.
Um projecto artístico renovador e aberto a novas tendências, onde cerca de 16 companhias profissionais apresentarão algumas das suas mais recentes criações.

Estão previstas cerca de cem representações, envolvendo espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua.
É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, workshops destinados a profissionais, exposições, etc., num projecto de dimensão internacional que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

Os espectáculos revelarão a multiplicidade da criação no Reino Unido, Holanda, China, Índia, França, Espanha, Argentina, Bélgica e Portugal.
Temas como a guerra, o amor, a arte, a memória, a desigualdade social, entre outros, serão alvo de diferentes abordagens.
A marioneta pode apreender o mundo com um outro olhar.
Desenhado numa perspectiva de transversalidade artística, o FIMFA Lx desenvolve uma programação que integrará uma enorme diversidade de técnicas (sombras, objectos,
manipulação directa, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas...
Uma cruzada pelo reconhecimento da arte das marionetas como um dos campos artísticos mais inovadores na criação.
O FIMFA Lx8 é uma realização d’A Tarumba - Teatro de Marionetas em parceria com a EGEAC e co-produção do Museu da Marioneta, Teatro Maria Matos, Museu da Marioneta e Fundação Oriente


Monstra 2008

Cinema São Jorge e Teatro Maria Matos
[King e Museu do Oriente]
8 a 18 de Maio

Após o Brasil, a República Checa, a França, a Finlândia, a Polónia e a Rússia, o país convidado da Monstra é a Inglaterra, um dos mais ricos no que à animação diz respeito, com vários Óscares no currículo e estrelas de calibre mundial, como Nick Park, Joanna Quinn, Brothers Quay ou Mark Baker.
Um dos momentos altos do certame será a celebração dos 40 anos de uma das maiores obras-primas da animação: "O Submarino Amarelo" de George Dunning, assente na música dos Beatles.
O objectivo do certame é celebrar a animação em todas as suas vertentes, com uma forte aposta na formação (mais uma vez, estão garantidos workshops e masterclasses com alguns dos maiores mestres da animação mundial) mantendo uma programação assente na transversalidade e no diálogo entre artes apresentando projectos que unem o cinema às artes plásticas, performativas, musicais ou outras.

Este ano, a Monstra estreia a sua competição internacional de curtas-metragens, que será bienal, alternando com uma competição internacional de longas-metragens, estreada no ano de 2007.
A Monstra é uma realização da Triaxis em parceria com o Teatro Meridional e co-produção do Teatro Maria Matos e do Cinema São Jorge.
Conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e de outras entidades públicas e privadas.

Sem comentários: