quinta-feira, 15 de maio de 2008

Concerto na Casa da Música


THE SKREY PROJECT AO VIVO

NA CASA DA MÚSICA


15 de Maio Porto 22:00

Rão Kyao e Karl Seglem voltam a juntar-se depois do grande sucesso do FMM de Sines.

Desta vez o encontro está marcado para a Casa da Música, no Porto, no dia 15 de Maio.

The Skrey Project - o nome é inspirado na palavra norueguesa skrei que significa "viajante", "aquele que vagueia" e que é também o nome pelo qual o bacalhau é conhecido no país de Seglem - é formado por Rão Kyao, nas flautas e Karl Seglem no saxofone e ram horns (cornos usados como instrumentos que têm uma tradição milenar) aos quais se juntam José Peixoto (guitarra clássica), Ruca Rebordão (percussão), GJermund Silset (Baixo) e Helge Norbakken (Bateria/percussão).

A ideia de música do mundo parece ter sido criada para descrever encontros como este.

Mais do que um cruzamento de Portugal e Noruega, o que este concerto proporciona é uma mistura de ideias criativas que se apoiam nas tradições lusas e nórdicas, claro, mas que sabem olhar muito mais longe do que isso, abraçando a ideia do mundo como uma fonte inesgotável de inspiração.

Rão Kyao é hoje um dos mais respeitados músicos portugueses.

A sua ideia de Portugal assenta numa sensibilidade mediterrânica que lhe permite entender a nossa identidade como o resultado de um longo processo de trocas culturais e históricas.

Que a sua música evoque tanto as planícies alentejanas como as praias orientais onde as descobertas portuguesas nos levaram há vários séculos não é surpresa.

E estas ideias são, claro, o resultado de uma longa carreira de mais de duas décadas de intensa entrega à música que no último álbum, "Porto Alto", foram alvo de um refinamento profundo.

Karl Seglem é respeitado na Noruega como um excelente compositor e improvisador e a sua música já percorreu um largo espectro estético, da mais séria tradição folk até à mais empenhada liberdade de formas.

E, tal como Rão, Seglem é igualmente um inveterado viajante, sinal de que procura fora da sua tradição nórdica estímulos para expandir a sua música.

Sem comentários: