quinta-feira, 15 de maio de 2008

Gaiteiros de Lisboa vão à Casa da Múisica.


Gaiteiros de Lisboa Festival

“Uma Casa Portuguesa”

Casa da Música,


Sala SuggiaSexta, 16 Maio, 22h00


Os Gaiteiros de Lisboa iniciam em 2008 a comemoração de 15 anos de re-criação da música tradicional portuguesa.

Esta década e meia de existência é celebrada com uma retrospectiva musical assente em temas que vêm acompanhando a carreira deste prestigiado projecto e que já fazem parte da história da música portuguesa.

No próximo dia 16 iniciam, na Casa da Música, um ano de comemorações apresentando o espectáculo “Retrospectiva 1993-2008”.

Tendo sido fundados em 1991 por Paulo Marinho (Sétima Legião, Gaitafolia), foi em 1993 com a entrada de Carlos Guerreiro, Rui Vaz, José Manuel David e José Mário Branco que se começa a desenhar o actual projecto Gaiteiros de Lisboa.

Durante os dois primeiros meses de 1994, dá-se início ao permanente percurso laboratorial de exploração de sonoridades, repertório, harmonias e orquestrações, também fruto de instrumentos concebidos pelo próprio grupo, resultando numa musicalidade única.

Nasce assim um dos mais emblemáticos grupos da história da música tradicional portuguesa, para quem nenhuma contaminação estética é proibida.

A marca distintiva dos Gaiteiros de Lisboa é a constante busca de novas sonoridades, a inovação e a criatividade, aplicadas à construção de instrumentos concebidos pelo próprio Grupo (Tubarões, Tambor de Cordas, Túbaros de Orpheu, Orgaz, Cabeçadecompressorofone, Clarinete acabaçado, Serafina, etc.).


O som dos Gaiteiros, para além de respeitar a tradição popular, tem uma atitude experimentalista permanente.

Depois dos primeiros discos dos Gaiteiros de Lisboa, Invasões Bárbaras e Bocas do Inferno (remasterizados e reeditados em formato digipack) e de Macaréu, os Gaiteiros de Lisboa editam em 2006 Sátiro, os seu quarto álbum de originais.

A visibilidade internacional do grupo tem sido uma constante na sua carreira: em 2000 participa no Festival Strictly Mundial; em 2002 é nomeado para os World Music Awards da BBC Radio3; em 2006 os Gaiteiros de Lisboa apresentam Sátiro em Berlim, no concerto de abertura da 20ª Edição do Prix Europa (uma iniciativa da Fundação Cultural Europeia e do Conselho da Europa, em colaboração com a União Europeia de Radiodifusão); em Julho de 2007 os Gaiteiros representam Portugal no Brosella Festival, em Bruxelas, e é também neste ano que é seleccionado, de entre centenas de projectos de todo mundo, para realizarum showcase, em Outubro, na WOMEX (World Music Expo), o mais importante certame internacional de música do mundo.

Actualmente os Gaiteiros de Lisboa são: Carlos Guerreiro, José Manuel David, Paulo Marinho, Rui Vaz, Pedro Casaes, José Martins e Pedro Calado.

Sem comentários: