quarta-feira, 30 de maio de 2007

V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra



Programa V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra

Como já vem sendo habitual nos últimos anos, o JACC – Jazz ao Centro Clube apresenta a primeira parte dos V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho.
Os concertos irão decorrer no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Salão Brazil às 21:45 e 23:55 respectivamente.
Baldo Martinez Grupo, Carlos Bica Azul e Evan Parker Trio são as formações que terão a honra de pisar o palco do TAGV. Quanto às after-hours do Salão Brazil serão animadas por Lehman Quartet, nas três noites deste festival.


Quinta 31 Maio TAGV 21:45


BALDO MARTÍNEZ GRUPO


BALDO MARTÍNEZ contrabaixo
ANTONIO BRAVO guitarra
DAVID HERRINGTON trompeta
EDUARDO ORTEGA violino
PEDRO LÓPEZ bateria

O contrabaixista galego Baldo Martinez é um dos músicos mais representativos do jazz que hoje se faz na vizinha Espanha. Afastado das actuais correntes americanas, Baldo Martinez alterna a sua actividade musical entre um jazz dito europeu e a música livre improvisada. Destacam-se as suas colaborações com os trompetistas Kenny Wheeler e Paolo Fresu, o duo gravado com Carlo Actis Dato (membro da celebrada Italian Instabile Orchestra) e o seu envolvimento com nomes tais como Butch Morris ou Peter Kowald. Dirigiu o projecto miño, o qual consiste na apresentação ao vivo de um colectivo de nove músicos (entre os quais a cantora Maria João) que, numa linguagem contemporânea interpretam reportório tradicional da zona limítrofe
entre Portugal e a Galiza. Em 1994, o contrabaixista forma aquele que será o projecto central da sua carreira, o Baldo Martinez Grupo, tendo com ele já gravado quatro discos. É com uma formação pouco vulgar no jazz (violino, trompete, guitarra, percussão e contabaixo) que o Baldo Martinez Grupo estará entre nós para apresentar Tusitala (Karonte), o seu último disco.


Sexta 1 Junho TAGV 15:00


Concerto Didáctico «O Jazz Visita as Escolas»
Pedro Costa – Animador
ALÍPIO CARVALHO NETO – Saxofone


Sexta 1 Junho TAGV 21:45


CARLOS BICA «Believer»
CARLOS BICA contrabaixo
Jim Black bateria
Frank Möbus guitarra


Com um novo álbum, Believer (ENJA), a merecer os mais entusiásticos elogios da crítica internacional, o trio Azul de Carlos Bica vai a Coimbra apresentar o seu jazz instrumental, em formato de canção, constituído por melodias simples com um assumido pendor pop. É esta a marca pessoal do excelente contrabaixista e compositor que é Carlos Bica. Músico capaz de um grande lirismo e de um refinado sentido de modernidade, aliando uma formação clássica a um investimento no jazz que o tornou numa das principais figuras deste género musical entre nós, Bica tem neste trio com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista americano Jim Black o seu projecto de fusão com o rock. Um dos segredos deste trio reside na extrema simplicidade dos arranjos, permitindo assim destacar o valor das composições. Fundamentais para o produto final são os seus parceiros de há 15 anos. Frank Möbus é a figura central do grupo Der Rote Bereich e produto da prestigiada Berklee School of Music, faz um uso muito límpido da guitarra eléctrica, recorrendo apenas a delays e a um pedal de volume.
Jim Black é líder dos AlasNoAxis e um dos mais requisitados bateristas, numa variedade de estilos que vai desde o avant jazz de Ellery Eskelin à revisitação dos clássicos protagonizada por Uri Caine.


Sábado 2 Junho TAGV 21:45


EVAN PARKER Trio (lançamento novo CD)
EVAN PARKER soprano e tenor saxofone
JOHN EDWARDS contrabaixo
CHRIS CORSANO bateria


Evan Parker é sobretudo conhecido pelo seu contributo no desenvolvimento, nos anos 1960, da música improvisada de cariz europeu. É na assimilação da herança, que Evan Parker forja o seu estilo imediatamente identificável, baseado numa técnica que lhe permite criar camadas sonoras polifónicas, graças a um perfeito domínio da respiração circular, resultando, em vez de uma melodia, uma sonoridade de fluidos movimentos multi-direccionais. Evan Parker, por muitos assinalado como um dos mais importantes saxofonistas desde John Coltrane, dará conta do motivo por que ganhou fama como um inovador, não só de processos de execução como até da linguagem que vem abraçando. Seja num típico formato do trio de free jazz (como é o caso), seja no domínio da música electrónica (o seu Electro-Acoustic Ensemble) ou em contextos de música étnica (o duo que manteve com Richard Nunns), Parker é um músico criativo em constante mutação de parâmetros. Com ele só podiam estar os melhores, são eles o contrabaixista John Edwards, colaborador dos experimentais Spring Heel Jack, e a grande revelação da bateria que é Chris Corsano, aplaudido tanto no jazz (com Paul Flaherty) como no rock (com Björk).
Aquando deste espectáculo será lançado oficialmente o primeiro CD do trio, A Glancing Blow (Clean Feed).


31 Maio – 1-2 Junho Salão Brazil 23:55


STEVE LEHMAN Quartet
STEVE LEHMAN saxofones alto e sopranino (gravação novo CD)Jonathan Finlayson trompeteJohn Hebert contrabaixoNasheet Waits bateria


As sessões “after hours” no Salão Brazil estarão a cargo do quarteto de Steve Lehman e serão objecto da gravação de um disco (JACC Series 3). Apontado como um dos novos, mas já confirmados, valores do jazz nova-iorquino, o antigo aluno de Jackie McLean e Anthony Braxton, reivindica a influência dos seus mentores, tanto ao nível de uma abordagem virtuosa do saxofone, como através da reflexão da composição como metodologia fundadora da improvisação. Lehman é bem o exemplo de uma geração de músicos que estende a sua curiosidade a outros sons além dos que escolheu como base da sua intervenção. No que respeita a tais cruzamentos, é de assinalar a ligação do saxofonista à corrente M-Base (que propunha na década de 1980 a elaboração de um síntese de toda a música negra americana), o que fez com que alistasse para o seu grupo instrumentistas próximos dos maiores representantes dessa filosofia unificadora. É o caso do baterista Nasheet Waits, do contrabaixista John Hebert e do trompetista Jonathan Finlayson, todos passaram pelos Five Elements de Steve Coleman. Com companhias destas a incentivar as excepcionais qualidades de Steve Lehman, é de esperar o melhor das madrugadas conimbricenses desta Primavera.

Sem comentários: