quarta-feira, 30 de maio de 2007

V Encontros de Jazz de Coimbra


O Teatro Académico de Gil Vicente apresenta

Dia 31 de Maio_ 21h45
Dia 1 de Junho_ 15h00 e 21h45
Dia 2 de Junho_ 21h45

V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - I parte

Organização Câmara Municipal de Coimbra e JACC - Jazz ao Centro Clube

Para a primeira parte dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, Baldo Martinez Grupo, Carlos Bica Azul e Evan Parker / John Edwards / Chris Corsano são as formações que subirão ao palco do Teatro Académico Gil Vicente, cabendo ao Steve Lehman Quartet animar as "after-hours" do Salão Brazil, nas três noites desta quinta edição do festival.
Os nomes envolvidos neste evento são figuras de relevo no jazz que hoje se pratica e têm projectos muito próprios, mas as músicas que nos apresentam seriam certamente diferentes se não tivessem com eles os parceiros com que contam.

E é assim que trazem consigo na função de "sidemen" algumas das grandes referências hoje existentes.
É o caso de Jim Black, Chris Corsano e Nasheet Waits, três dos mais ilustres bateristas da cena internacional, ou de John Edwards e John Hebert, dois contrabaixistas de maior importância na actualidade.

Mesmo quando individualizado num nome, o jazz é uma prática musical intrinsecamente democrática em que todos os participantes estão entre iguais.
Podem ter papéis distintos, mas a contribuição de cada um é fulcral para os resultados alcançados.

Em Coimbra, isso será particularmente evidente, confirmando o género como a expressão da vivência numa sociedade constituída por homens livres ou a que tal aspira.
A arte será sempre o espelho da vida, ou o quadro em que esta é idealizada.

Programa:
Dia 31, 21h45
BALDO MARTÍNEZ GRUPO
Baldo Martínez contrabaixo
António Bravo guitarra
David Herrington trompeta
Eduardo Ortega violino
Pedro López bateria

O contrabaixista galego Baldo Martinez é um dos músicos mais representativos do jazz que hoje se faz na vizinha Espanha. Afastado das actuais correntes americanas, Baldo Martinez alterna a sua actividade musical entre um jazz dito europeu e a música livre improvisada. Destacam-se as suas colaborações com os trompetistas Kenny Wheeler e Paolo Fresu, o duo gravado com Carlo Actis Dato (membro da celebrada Italian Instabile Orchestra) e o seu envolvimento com nomes tais que Butch Morris ou Peter Kowald. Dirigiu o projecto miño, o qual consiste na apresentação ao vivo de um colectivo de nove músicos (entre os quais a cantora Maria João) que, numa linguagem contemporânea interpretam reportório tradicional da zona limítrofe entre Portugal e a Galiza. Em 1994, o contrabaixista forma aquele que será o projecto central da sua carreira, o Baldo Martinez Grupo, tendo com ele já gravado quatro discos. É com uma formação pouco vulgar no jazz (violino, trompete, guitarra, percussão e contrabaixo) que o Baldo Martinez Grupo estará entre nós para apresentar Tusitala (Karonte), o seu último disco.

1 Junho, 15h00
CONCERTO DIDÁCTICO
«O Jazz Visita as Escolas»
Pedro Costa animador
Alípio C. Neto saxofone

O concerto didáctico está estruturado em duas partes, cada uma equivalente a uma aula (aproximadamente 50 minutos cada parte com um intervalo pelo meio), e tem como objectivo de mostrar ao alunos os princípios básicos do Jazz, nomeadamente dar-lhes uma noção de improvisação. Não se pretende iniciar os alunos em qualquer instrumento, antes despertar o interesse por esta música, ou pela música em geral, fazendo-os perceber os rudimentos de um estilo musical completamente desconhecido para a maior parte deles.
O espectáculo é de entrada gratuita entrada gratuita (mediante marcação prévia) e direccionado para todas as crianças a partir dos 12 anos de idade.

1 Junho, 21h45
CARLOS BICA BELIEVER
Carlos Bica contrabaixo
Jim Black bateria
Frank Möbus guitarra

Com um novo álbum, Believer (ENJA), a merecer os mais entusiásticos elogios da crítica internacional, o trio Azul de Carlos Bica vai a Coimbra apresentar o seu jazz instrumental, em formato de canção, constituído por melodias simples com um assumido pendor pop. É esta a marca pessoal do excelente contrabaixista e compositor que é Carlos Bica. Músico capaz de um grande lirismo e de um refinado sentido de modernidade, aliando uma formação clássica a um investimento no jazz que o tornou numa das principais figuras deste género musical entre nós, Bica tem neste trio com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista americano Jim Black o seu projecto de fusão com o rock. Um dos segredos deste trio reside na extrema simplicidade dos arranjos, permitindo assim destacar o valor das composições. Fundamentais para o produto final são os seus parceiros de há 15 anos.Frank Möbus é a figura central do grupo Der Rote Bereich e produto da prestigiada Berklee School of Music, faz um uso muito límpido da guitarra eléctrica, recorrendo apenas a delays e a um pedal de volume. Jim Black é líder dos AlasNoAxis e um dos mais requisitados bateristas, numa variedade de estilos que vai desde o avant jazz de Ellery Eskelin à revisitação dos clássicos protagonizada por Uri Caine.

2 Junho, 21h45
EVAN PARKER Trio
Lançamento novo CD
Evan Parker soprano tenor saxofone
John Edwards contrabaixo
Chris Corsano bateria

Evan Parker é sobretudo conhecido pelo seu contributo no desenvolvimento, nos anos 1960, da música improvisada de cariz europeu. É na assimilação da herança de, e, que Evan Parker forja o seu estilo imediatamente identificável, baseado numa técnica que lhe permite criar camadas sonoras polifónicas, graças a um perfeito domínio da respiração circular, resultando, em vez de uma melodia, uma sonoridade de fluidos movimentos multi-directionais. Evan Parker, por muito assinalado como um dos mais importantes saxofonistas desde John Coltrane, dará conta do motivo por que ganhou fama como um inovador, não só de processos de execução como até da linguagem que vem abraçando. Seja num típico formato do trio de free jazz (como é o caso), seja no domínio da música electrónica (o seu Electro-Acoustic Ensemble) ou em contextos de música étnica (o duo que manteve com Richard Nunns), Parker é um músico criativo em constante mutação de parâmetros. Com ele só podiam estar os melhores, são eles o contrabaixista John Edwards, colaborador dos experimentais Spring Heel Jack, e a grande revelação da bateria que é Chris Corsano, aplaudido tanto no jazz (com Paul Flaherty) como no rock (com Björk). Aquando deste espectáculo será lançado oficialmente o primeiro CD do trio, A Glancing Blow (Clean Feed).

Preçário:
Preço normal 10,00 euros
Preço sócios JACC/Estudantes 8,00 euros
Preço normal geral (3 dias) 25,00 euros
Preço sócios JACC/Estudante geral (3 dias) 20,00 euros
Concerto Didáctico_ entrada gratuita, mediante marcação prévia
Espectáculo com desconto para os AMIGOS TAGV

Bilheteira:
Aberta das 17h00-22h00 de segunda a sábado
Telefone: 239 855 636

Sem comentários: