quinta-feira, 26 de abril de 2007

CAMANÉ e a Orquestra Sinfónica Portuguesa


OUTRAS CANÇÕES II

CAMANÉ E A ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Sala Principal

27 Abr ~ 6 Maio

Quinta a Domingo às 21h00



O projecto que Camané se propõe agora apresentar, de título Outras Canções II, vem na sequência do Outras Canções realizado em 2004, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz.

Depois dessa primeira experiência fora do ambiente musical do Fado, este é sem dúvida mais um desafio para Camané, uma vez que a sua grande capacidade interpretativa tem sido posta à prova noutros projectos e reconhecida por todos ao longo do seu percurso artístico.

Assim, e porque a Música no seu sentido genérico sempre fez parte da sua vida, Camané quis homenagear os seus intérpretes, autores e compositores de eleição.

A base deste espectáculo sustém-se numa vontade de oferecer e partilhar as músicas que marcaram gerações, para além da sua, e que eternizaram vozes como a de Sinatra, Elis, Tony de Matos, Brel… a surpresa desta vez é que o universo não se prende apenas com a palavra em português tornando a aventura Maior…

A cargo de Pedro Moreira fica a direcção musical, os arranjos que dividirá com Mário Laginha, Filipe Melo e Bernardo Sassetti e a regência da Orquestra Sinfónica Portuguesa, reconhecida pela soberba qualidade musical dos seus instrumentistas sob o trabalho de notáveis chefes de orquestra, já demonstrada em inúmeros concertos por todo o mundo.

Na escolha de repertório para este espectáculo houve o cuidado de vincar uma dinâmica no desenrolar das canções. A nível de sonoridade, o vibrar das cordas e o sibilo dos sopros engrandecem as interpretações de Camané; por outro lado o “aconchego” musical de um combo de músicos (piano, guitarra, contrabaixo, bateria) contribui para um ambiente musical mais “jazzy” e “bluesy”.

Para Camané são múltiplas as referências, deste e de outros cantos do mundo… de Weil a Rodgers, de Jobim a Bola de Nieve, de Lennon e McCartney a Hannon: com todos eles aprendeu a estar mais atento, a interiorizar a sua forma de estar na música, a crescer enquanto artista.

Para nós, o que os une – a criatividade, a voz, a originalidade, a musicalidade, a interioridade, a autenticidade, a maturidade...- características que adivinham a universalidade dos grandes intérpretes.


Ficha Técnica

Direcção Musical e Direcção de Orquestra: Pedro Moreira
Arranjos: Pedro Moreira, Filipe Melo, Mário Laginha e Bernardo Sassetti
Músicos: Filipe Melo (piano), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo), Alexandre Frazão (bateria), João Moreira (trompete)
Produção: São Luiz Teatro Municipal
Colaboração: Orquestra Sinfónica Portuguesa

Bilhetes à venda:

Teatro São Luiz, Ticketline, Lojas Abreu e Agência Alvalade
Preços: entre 15€ e 25€

Sem comentários: