quinta-feira, 26 de abril de 2007

16º Festival Interceltico


16º Festival Intercéltico

Aproxima-se a Primavera e com ela chega mais uma edição do Festival Intercéltico.

Ao mesmo tempo que celebramos a renovação e o futuro, evocamos a memória das raízes ancestrais que nos conduziram até ao presente.

Sem perder de vista esta identidade própria que é comum a diversos povos e importa preservar, músicos galegos, portugueses e irlandeses virão até nós para contar as histórias inspiradas nas suas tradições musicais, às quais souberam acrescentar, com originalidade e inovação novas leituras e interpretações.

Assim, nos dias 27 e 28 de Abril abre-se o palco do renovado Cinema Batalha, no Porto, para acolher, com o entusiasmo de sempre, os ecos desta música ancestral, cujas origens se perdem no tempo, mas que continua a conquistar e a tocar o coração dum vasto público.

Aos portugueses LŨMEN confiamos a tarefa de abrir a presente edição do Intercéltico e assim, subirá ao palco, no dia 27, esta jovem banda do Porto que escolheu enveredar por um caminho novo, para o qual trouxeram as suas experiências anteriores e muita criatividade.

A primeira noite do Festival seguirá ao som dos TÉADA, os representantes irlandeses, nesta 16ª edição do Intercéltico.

Para abrir a segunda noite do Festival Intercéltico convidamos outra banda nacional –, uma formação constituída por músicos oriundos de várias formações musicais, que recorrem aos sons do mundo utilizando instrumentos tradicionais como o didgeridoo, a tabla, o violino, o acordeão ou a máquina de escrever, entre outros.
O projecto musical denominado PEPE VAAMONDE GRUPO fecha o Festival.

A exemplo de anos anteriores, o Intercéltico também viajará pelo país e levará a festa a Arcos de Valdevez, com a realização de dois concertos:

no dia 27 estará presente a BRIGADA VICTOR JARA, a banda referência da música tradicional portuguesa, que desde a primeira hora assumiu um papel pioneiro na abordagem do nosso património musical.

Ao longo dos 30 anos de carreira, que agora comemora, a BRIGADA marcou decisivamente o panorama nacional, preservando e divulgando, a música de raiz tradicional.
E para encerrar em beleza as Noites Intercélticas dos Arcos de Valdevez subirão ao palco os irlandeses TÉADA.

Sem comentários: