sábado, 14 de julho de 2007

Sexta-feira 13 em Penela com Carlos Bica



Foi em noite de sexta-feira 13 que o Festival Itinerante de Jazz PORTUGAL JAZZ e Carlos Bica visitaram o castelo medieval de Penela.
Superstições à parte, a verdade é que o infortúnio bateu à porta do Jazz ao Centro Clube (JACC), entidade responsável pela organização do festival. Com hora marcada para as 21:30, o concerto começou com mais de uma hora de atraso. Este início tardio deveu-se a uma falha técnica na corrente eléctrica que alimentava o recinto do evento. Porém, nem a falta de iluminação, nem a demora e o frio da noite que se fazia sentir desmobilizou o público que ocorreu ao local para ver e ouvir dois músicos de referência no panorama do jazz, consagrados em Portugal e aplaudidos além fronteiras.
O contabaixista, radicado na Alemanha, Carlos Bica convidou Mário Delgado a acompanhá-lo à guitarra. A cumplicidade que une estes dois músicos rapidamente transpareceu na harmonia das melodias executadas e na cumplicidade em palco.
Neste concerto Carlos Bica tocou grande parte dos temas do seu projecto a solo “Single”, mas também deambulou pelo albúm “Belivever” (recentemente apresentado com o Trio Azul no Teatro Académico de Gil Vicente) e recordou algumas composições um pouco mais antigas, como foi o caso de “roses for you”. Para além dos temas já conhecidos, concedeu ao público o privilégio de escutar melodias ainda por gravar. Tal como confidenciou durante a actuação, o músico compõe sempre aos pares, “Canção nº2” é o título provisório de uma música a ser integrada num próximo albúm de originais.
Num local carregado de história, como é o caso deste castelo de montanha em pedra de granito, edificado em 1097 pelo conde D. Sisenando e classificado como monumento nacional desde 1910, é fácil viajar no tempo. Foi numa noite mágica que a música pairou no ar e os últimos acordes ecoaram já passava da meia-noite.

Texto e fotografias - Teresa Arsénio


Sem comentários: