sábado, 14 de julho de 2007

Portugal Jazz continua hoje na Sertão e em Silves


Quinteto de JOSÉ MENEZES “In & Out”

José Menezes (saxofones)
Gonçalo Marques (tromp./flug)
Júlio Resende (piano)
Hugo Antunes (contrabaixo)
João Rijo (bateria)

Este grupo, liderado por um dos mais experientes saxofonistas portugueses e onde se incluem alguns dos melhores músicos da nova geração do Jazz nacional apresentará, na Sertã, um programa expressamente preparado para este concerto integrado no festival itinerante “PortugalJazz”.
Este concerto relembrará a música de Joe Henderson e Woody Shaw, dois dos nomes mais marcantes do Jazz “Blue Note”, nomes que fizeram História e cuja influência permanece até aos dias de hoje. Da surpresa dos temas de Henderson, ao poder tranquilo de uma balada de Woody Shaw, este repertório transporta o público numa viagem por um imaginário onde o inesperado pode acontecer “ao dobrar da esquina”.
Gonçalo Marques, um dos mais originais jovens trompetistas, Júlio Resende, talentoso pianista de quem ainda muito iremos ouvir falar, Hugo Antunes, com quem o contrabaixo ganhou uma nova energia e João Rijo, baterista cuja experiência contradiz a sua juventude, acompanham José Menezes nesta noite de Jazz que ficará, sem dúvida, na memória de quem a ela assistir.



TRIO DE AFONSO PAIS “Subsequências”


Albert Sanz (hammond)
Marco Franco (bateria)
Joana Machado (voz, convidada especial)

«“Subsequências” combina o idioma jazzístico com outras influências musicais e adapta a erudição da típica composição de jazz instrumental a um propósito mais abrangente.»
No seu mais recente projecto discográfico – Subsequências – o guitarrista Afonso Pais inspira-se na forte ligação musical entre Portugal e o Brasil, tendo como convidado Edu Lobo, um dos grandes mestres da Música Popular Brasileira (MPB) e criador do que muitos intitularam a “canção sofisticada”, na qual os sons da MPB se misturam com os universos do jazz e da música erudita. O álbum foi gravado nos MB Estúdios, no Porto, em Abril de 2006, e apresentado ao vivo com Edu Lobo no Festival de Jazz de Valado dos Frades e na Culturgest, em Lisboa. Um disco onde a inspiração do improviso encontra o seu lugar na subtileza de uma canção.

Sem comentários: