sexta-feira, 8 de junho de 2007

Festival Equestre em Cascais


Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano
Hipódromo Municipal Manuel Possolo – CASCAIS – 13 a 16 de Junho de 2007



Data de Junho de 1984 o primeiro Campeonato Nacional do Cavalo Lusitano que se internacionaliza só dois anos depois, em Junho de 1986, no Hipódromo do Campo Grande, em Lisboa.

O forte crescimento tanto ao nível da criação como da procura do nosso cavalo criou a necessidade de regulamentar e orientar o trabalho de selecção até aqui desenvolvido. Assim se institucionalizou o Stud-Book da Raça Lusitana que deu origem a um decisivo trabalho de selecção ao condicionar a admissão de reprodutores permitindo preservar e – consequentemente - perpetuar as suas raras qualidades de carácter e antiguidade genéticas: versatilidade, agilidade, docilidade que permitem a sua utilização para desporto e lazer.

A APSL surgiu então – entre outros objectivos já mencionados – com o objectivo de promover o Lusitano e o Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano constitui indubitavelmente o mais importante evento dedicado ao nosso cavalo a nível mundial.

Os objectivos que presidem à sua realização são:
- Gerar notoriedade para o LUSITANO;
- Posicioná-lo como parte fundamental da imagem do nosso país, para consumo interno e externo;
- Criar as condições necessárias ao seu relacionamento com todos os seus público-alvo.

Organizado pela APSL desde 1991, este trabalho é crucial na consolidação da imagem que é já associada ao nosso cavalo: um dos produtos portugueses de maior sucesso e prestígio nacional e internacional assim como o vinho, o azeite e cortiça.

Um pouco por todo o mundo se dá a conhecer o nosso País através do cavalo Lusitano, nos EUA, na Austrália, no Brasil, no México, no Canadá, na Guatemala, na Colômbia, em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Inglaterra. Em todos estes países e em muitos outros onde a criação começa agora a dar os primeiros passos a imagem de Portugal e parte da sua história é dada a conhecer.

O programa diversificado no que diz respeito às provas realizadas - de Modelo e Andamentos, Equitação à Portuguesa, Equitação de Trabalho e Dressage - com uma forte adesão de participantes, dão a conhecer a todos os que nos visitam anualmente o que de melhor se cria estabelecendo padrões cada vez mais exigentes.

A gala equestre e entrega dos prémios aos vencedores nas diversas classes, conclui o programa do evento que é visitado por um público bastante heterogéneo nacional e estrangeiro: criadores especializados (particulares e institucionais), profissionais (equitadores, veterinários, entre outros) comerciantes e utilizadores (cavaleiros, escolas, estruturas turísticas e o público em geral – na aprendizagem, no desporto e lazer).

Sem comentários: