sexta-feira, 8 de junho de 2007

Cortejo Histórico em Famalicão

Meio milhar de figurantes desfilam no Cortejo Histórico de Famalicão


São cerca de meio milhar, os figurantes que participam este ano no Cortejo Histórico das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão.
A partir das 21h00, de domingo, dia 10 de Junho, as ruas da cidade enchem-se de alegria e fantasia, com o desfile do Cortejo Histórico, este ano subordinado ao tema "As Mulheres da História Mundial".
Ao todo são doze quadros representados por outras tantas associações e colectividades do concelho que desde Janeiro se preparam para a grande noite do Cortejo Histórico, com ensaios e confecção das roupas e adereços?, como explica o encenador Miguel Fonseca.
De acordo com o responsável ,o cortejo deste ano diferencia-se pela sonoridade e ritmo do desfile, tendo em conta que a maioria dos quadros são cantados. E acrescenta: São quadros muito atractivos, que certamente conquistarão a atenção e simpatia do público.
De Cleópatra a Amália Rodrigues, de Joana d?Arc a Madre Teresa de Calcutá, serão muitas as personagens históricas, que desfilarão pelo centro da cidade, despertando a memória, para grandes acontecimentos da história mundial.
Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, esta é uma oportunidade para o público recordar grandes vultos femininos da humanidade, ficando a conhecer melhor as mulheres que ficaram na história por feitos extraordinários, pelo seu talento, ou simplesmente pela sua beleza, como é o caso de Marilyn Monroe.
O autarca mostra-se bastante expectante quanto ao Cortejo Histórico desde ano, referindo que tendo em conta o tema, o número de participantes e associações envolvidas, este será, sem dúvida, um acontecimento de grande beleza e excelência.
Para Armindo Costa, o Cortejo Histórico tem vindo a assumir-se como um dos momentos mais espectaculares e animados das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão. Recuperando alguns dos principais temas que fazem parte da nossa memória colectiva, o Cortejo Histórico envolve todos os anos várias dezenas de associações e colectividades locais, numa verdadeira e atractiva lição de História ao ar livre.
O Cortejo sairá da Praça Álvaro Marques, percorrendo a rua Adriano Pinto Basto, a Alameda D. Maria II, a rotunda D. Sancho I, a Avenida de França até ao Estádio Municipal.
Aqui, o cortejo desfilará mais uma vez, permitindo que o público assista a todo o espectáculo, comodamente sentado.

1 comentário:

HistóriGeo Portugal disse...

Muito interessante ver aqui uma notícia de Famalicão.
Já connheço o novo site Hardmusica.com, parabéns.
Cumprimentos
Eduardo Carneiro