sexta-feira, 15 de junho de 2007

Doc's Kingdom - Seminário de Cinema Documental


DOC'S KINGDOM 2007
SERPA, PORTUGAL
19-24 JUNHO
Como ponto de partida desta edição, buscámos a função e a força da palavra.
A palavra lida, a palavra dita, a voz, o texto.
Dentro e fora de campo.
O monólogo, o diálogo, a conversa, a entrevista, a palavra em circulação.
Como a palavra se instala com a imagem, como se inscreve nela ou se confronta com ela. Propomo-lo como exercício de reaprendizagem, contra o automatismo e a banalização do discurso verbal.
E, de novo, propomo-lo juntamente com actos de descoberta – de filmes e de universos de autor. Haverá tempo para mergulhar em universos pessoais, oriundos de territórios muito diferentes, e haverá um convite para viajar entre eles, escutando os ecos que possam surgir.
E haverá ainda cruzamentos pontuais com autores não presentes, ou títulos históricos convocados pela sua força vital.
A palavra, então, não como tema exclusivo, mas como sugestão de partida.
Um ponto de partida, não necessariamente o ponto de chegada.
Presenças confirmadas dos cineastas
David MacDougall
Considerado um dos mais importantes realizadores etnográficos, David MacDougall tem desenvolvido o seu trabalho na Austrália, filmando comunidades indígenas e desde 1997 tem realizado obras de referência em torno da realidade da escola de elite Doon School, no norte da India. Premiado um pouco por todo o mundo, David MacDougall vai marcar presença no Doc’s Kingdom durante o fim-de-semana.
Peter Nestler
É um dos convidados que trará a Serpa a sua experiência enquanto realizador de filmes de teor histórico para as televisões Alemã e Sueca. Com um percurso de cerca de 50 obras documentais, Peter Nestler é um dos mais proeminentes realizadores na Europa.
Vladimir Léon
Nos seus filmes, o cineasta privilegia os temas políticos, analisando a intima ligação entre a História, passado e presente. Vladimir Léon é igualmente actor, tendo feito parte do elenco de filmes de realizadores como Eric Rohmer.
Pierre Creton
Também de França, Pierre Creton fortemente enraizado com a actividade agrícola e rural, traz-nos uma visão invulgar e literária do seu quotidiano.
Gonçalo Tocha
Balaou, o filme que traz a Serpa, venceu dois prémios no último Indielisboa - melhor longa-metragem portuguesa e melhor fotografia de longa metragem portuguesa. É o segundo filme e a primeira longa deste realizador, que é também músico, autor de instalações e programador.
E ainda o filme
Ice de Robert Kramer He Fengming de Wang Bing, o último filme deste realizador chinês estreado em Cannes e agora apresentado pela primeira vez em Portugal no Doc’s Kingdom.

Sem comentários: