Carvalho da Silva comenta filme de Coppola em Famalicão
Secretário-geral da CGTP é convidado da iniciativa
“Um Livro, Um Filme”
O secretário-geral da CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional), Manuel Carvalho da Silva, é o próximo convidado da iniciativa “Um Livro, Um Filme”, promovida pela Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, na próxima sexta-feira, 31 de Outubro, pelas 21h30, em S. Miguel de Seide, no Centro de Estudos Camilianos, uma unidade de investigação literária gerida pelo município de Vila Nova de Famalicão.

Neste âmbito, Carvalho da Silva escolheu o filme “O Padrinho”, uma obra marcante do cinema e da carreira de Francis Ford Coppola, cuja exibição, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, com capacidade para 150 pessoas, é gratuita.

Formou-se em electricista na Escola Industrial Carlos Amarante, em Braga.
Dedicando-se desde o início da sua actividade à defesa dos trabalhadores, foi eleito coordenador da CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional), em Junho de 1986 e, em Dezembro de 1999, passou a exercer o cargo de Secretário-geral.
Em representação da CGTP-IN, é membro do Comité executivo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e membro do Conselho Económico e Social, onde preside, actualmente, à Comissão Especializada Permanente da Política Económica e Social.
No exercício do seu cargo sindical, adquiriu formação profissional na área de organização de trabalho e tem participado ao longo dos anos em congressos, conferências e colóquios nacionais e internacionais e em trabalhos e actividades de várias universidades.
É autor de múltiplos artigos sobre sindicalismo, trabalho, economia e desenvolvimento em revistas da especialidade.
CICLO "UM LIVRO UM FILME"
“O Padrinho”, de Francis Ford Coppola, 1972.


O realizador mostra-nos um frio retrato da ascensão e queda do clã Siciliano e do poder na América, equilibrando majestosamente a história entre a vida da família Corleone e os negócios criminosos em que estão envolvidos.
Baseado no romance de Mario Puzo e apresentando brilhantes interpretações de Al Pacino, James Caan e Robert Duvall, este marcante e excepcional filme, obteve dez nomeações para os Prémios da Academia em 1972, vencendo três deles incluindo o de Melhor Filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário